As maiores marcas mundiais são as maiores também no Facebook?

valiosas-finalUm estudo da U.S. West Coast publicado no Brandchannel revela que as maiores marcas mundiais não estão a retirar o máximo potencial do Facebook.

O relatório “WongDoody Facebook Global Practices”, produzido pela agência de publicidade, avaliou a actividade no Facebook das 100 maiores marcas (segundo o ranking de 2010 da Intrerbrand). E, curiosamente, 16 marcas que constam desse ranking nem sequer têm uma página oficial nesta rede social…

Relativamente às restantes 84, o estudo analisou 60 mil posts, cerca de 13 mil comentários e mais de 119 mil “likes”, que permitiram concluir que o número médio de fãs destas páginas é de 1.807.360, enquanto o número médio mensal de posts é de 24. Por outro lado, 79% das páginas analisadas permitem aos fãs fazer posts nos seus murais, mas apenas duas em cada três marcas respondem a essas mensagens de forma consistente.

Ainda segundo o estudo, os fãs estão envolvidos com as marcas – o número médio de posts por mês é de 857, o número médio de comentários 157, e o número médio de likes 1.456. Todavia, segundo a U.S. West Coast as marcas poderiam estar a usar melhores técnicas de envolvimento: por exemplo, 88% das marcas utilizam conteúdos vídeo nos seus posts. No entanto, a maior parte, são anúncios publicitários…

Parece, ainda, que as maiores marcas não estão a utilizar o Facebook da forma mais criativa: menos de 40% publica resultados de inquéritos, e apenas 1/3 usa o Facebook para promover concursos.

Artigos relacionados