Primeiro autocarro eléctrico português inicia testes hoje

caetano-finalO primeiro autocarro eléctrico português sai hoje da linha de produção da CaetanoBus, empresa da Salvador Caetano, para iniciar uma fase de testes. A sua chegada ao mercado, mais concretamente às ruas de Gaia, está prevista para Abril, seguindo-se um período de três meses em circulação sob monitorização da CaetanoBus e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Este autocarro eléctrico, fruto de um investimento de quatro milhões de euros da Salvador Caetano, está vocacionado para transporte nos centros das cidades, aeroportos e grandes superfícies, e terá um custo inicial de cerca de 500 mil euros.

A empresa que produz também os autocarros de aeroporto Cobus prevê, ainda em Abril, concluir a produção de um segundo autocarro com destino a Offenbach, na Alemanha, existindo mais duas encomendas para as cidades de Frankfurt e Wiesbaden.

Em 2012, e de acordo com planos do consórcio constituído pela CaetanoBus e pela Efacec, a produção deverá situar-se já nos 50 autocarros eléctricos – maioritariamente destinados a exportação -, contra a produção de 10-20 unidades prevista para este ano.

Artigos relacionados