Ryder Cup vale 550 milhões de euros para o País

ryder_cup_A organização da Ryder Cup em 2018 poderá representar um impacto económico aproximado de 550 milhões de euros, um montante três vezes superior ao do Euro2004, de acordo com a Deloitte.

A conclusão é de um estudo da consultora internacional que avaliou o impacto macroeconómico da prova, de investimento maioritariamente privado, e que aponta quatro tipos de efeitos da Ryder Cup, que não se concentram apenas em 2018 e se estendem para lá de 2030: 1) efeitos colaterais – torneios do European Tour associados; 2) de legacy – pelo efeito positivo da Ryder Cup para o país enquanto destino turístico de Golfe, com aumento de turistas e número de voltas jogadas; e 3) de antecipação do desenvolvimento, exploração e comercialização dos projectos turísticos da região.

Além do incremento nas receitas turísticas, a Deloitte estima um impacto significativo ao nível do incremento da riqueza nacional através da entrada de capitais estrangeiros no país. A realização da Ryder Cup em Portugal poderá traduzir-se num impacto de aproximadamente 1.276 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto (VAB) nacional, o equivalente, em termos anuais, a cerca de 42,8% do VAB da Autoeuropa.

A organização da prova vai ainda gerar receitas fiscais adicionais no valor de 284 milhões de euros e representar um contributo significativo para a balança de pagamentos pela entrada adicional de 1.600 milhões euros em capitais externos, o equivalente, em termos médios anuais, a cerca de 4,5 por cento do investimento directo estrangeiro em Portugal.

A Deloitte estima, ainda, que a realização da Ryder Cup induzirá um efeito de aceleração económica, entre 2010 e 2020, de aproximadamente 3.650 milhões de euros.

Artigos relacionados