90% dos jovens portugueses dispostos a alterar hábitos de consumo para ajudar o Planeta
Para os jovens europeus, o tema da sustentabilidade é a prioridade e os portugueses não são excepção: 90% dos jovens nacionais inquiridos mostra disponibilidade para alterar hábitos de consumo no sentido de reduzir a pegada de carbono.
As conclusões são de um estudo elaborado pela Merck, “Sustentável ou nada. O futuro que os Millennial e a Geração Z da Europa querem (parte 1)”, que inquiriu 6.119 jovens entre os 18 e 35 anos de dez países europeus (Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália, Noruega, Polónia e Reino Unido).
«Perguntámos aos jovens sobre as suas ambições, compromissos e desejos para o futuro de uma Europa forte e necessária que eles estão já a construir. Os Millennials já representam 41% da força de trabalho global da Merck e os Zs estão a chegar para nutrir esse talento. E para os atrair e reter é imperioso conhecermos as suas prioridades e aspirações», comenta, em comunicado, Pedro Moura, director-geral da Merck Portugal.
A nível nacional, se fosse dada aos jovens a responsabilidade de escolher quais os desafios globais a enfrentar no caminho para o futuro a que aspiram, a maioria dos Millennials escolheria encontrar uma solução para o cancro; na Geração Z, cerca de 48% escolheria resolver as ameaças ambientais, em pé de igualdade com o cancro.
O estudo Merck quis ainda saber onde investiriam os jovens se fossem líderes do Governo. Em Portugal, 54% apostaria mais no investimento em investigação científica e tecnológica, seguindo-se logo a criação de políticas de protecção ambiental.