8 resoluções para entrar em 2022 com foco na protecção familiar

A pensar nas resoluções tipicamente delineadas no início de um novo ano, o Mundo Z da Zurich traçou um guia com oito propostas que poderão ajudar os portugueses a entrar em 2022 sem descurar a protecção familiar. “As resoluções de Ano Novo são uma oportunidade para fazer um balanço do que está para trás, definir objectivos e comprometer-se com mudanças futuras, que o ajudem a promover uma vida familiar mais activa, saudável, sustentável e financeiramente segura”, indica a plataforma em comunicado.

1. Uma família mais activa, o ano todo. O Mundo Z da Zurich sugere que sejam criados momentos familiares activos regulares, de forma a contrariar o sedentarismo e melhorar a saúde. Introduza semanalmente actividades desportivas, aproveitando o bom tempo para passear de bicicleta, fazer patinagem ou jardinagem. Nos dias mais frios ou com chuva, dê preferência a actividades que possam ser feitas dentro de casa ou em espaços fechados, como dança, bowling ou até jogos tradicionais.

2. Mais tempo para a literacia financeira. A segurança financeira é fundamental para proteger a sua família, garantindo que haverá sempre um montante disponível para gerir despesas inesperadas ou fazer frente a alterações na fonte de rendimento. Como primeiro passo, defina um orçamento familiar e procure aprofundar os seus conhecimentos em literacia financeira, recorrendo gratuitamente a diversos recursos disponíveis em várias plataformas digitais.

3. Começar (ou reforçar) as poupanças familiares. Torne esta resolução um compromisso de poupança regular, colocando um montante de parte no início de cada mês. Para maximizar a sua poupança, pondere optar por soluções que lhe permitam, além de amealhar uma certa quantia, colher dividendos mais tarde.

4. Pôr as mãos na massa em família (com novos hábitos alimentares). Promover a preparação de refeições em família permite momentos de partilha e proximidade e também transmitir aos mais novos competências de culinária, gestão de tarefas e limpeza. Aproveite para lhes ensinar as vantagens de uma alimentação saudável, optando por confeccionar refeições equilibradas para todos e adoptando novos hábitos alimentares.

5. Fazer da reutilização um hábito. Reutilizar diferentes materiais é um contributo para um Ano Novo protegido em termos financeiros e ambientais. Incentive toda a família a encontrar novos usos para objectos em casa, doando roupas que já não servem, transformando embalagens vazias em brinquedos, ou aproveitando outros materiais para objectos de decoração. Adopte o mesmo princípio quando precisa de adquirir novos itens: procure feiras, lojas e plataformas digitais que vendam em segunda mão.

6. Contribuir mais para a comunidade. Quer seja a apoiar outras famílias, a proteger o ambiente ou a cuidar de animais, faça voluntariado em família. Proteger a sua comunidade reflecte-se também num futuro melhor, mais justo e sustentável para os seus filhos e netos, transmitindo-lhes valores como a entreajuda, a gentileza e a caridade.

7. Preparar o futuro dos seus filhos, à prova de qualquer cenário. Ninguém gosta de pensar em cenários mais graves, mas esta é também uma das responsabilidades enquanto pais, garantindo que os filhos beneficiarão sempre de uma protecção financeira. Aproveite para traçar estratégias que providenciem essa segurança, criando, por exemplo, uma poupança para os mais novos já a pensar na faculdade, ou contratualizando um seguro de vida para si, que possa servir-lhes de salvaguarda financeira em caso de acidente, morte ou doença crónica.

8. Mais privacidade na era digital. Apesar das vantagens da Internet e das redes sociais, é fundamental estabelecer regras e bons hábitos para evitar ataques à privacidade. Comece por analisar todos os aparelhos conectados e verificar todas as aplicações, programas e emails, eliminando os que já não usa e que possam ser um ponto de acesso a dados pessoais. Garanta também que as definições de privacidade e segurança definidas nos dispositivos, programas e aplicações permitem a máxima protecção de navegação. Aproveite para transmitir aos seus filhos a importância da privacidade e de escolher as definições certas em cada jogo e outras aplicações, de forma a proteger a informação pessoal.

Artigos relacionados