8 previsões de comunicação digital para 2018

Entretenimento, dispositivos inteligentes e história serão algumas das palavras de ordem no campo da comunicação digital, este ano. A Kantar Millward Brown reuniu algumas das tendências para 2018 e elaborou uma lista com oito previsões.

1 – História em primeiro lugar. De acordo com a consultora, os anunciantes vão começar pela história, ou seja, dar mais espaço à narrativa e à mensagem que querem fazer passar. No fundo, deixarão de olhar o mundo pela perspectiva da execução publicitária e passarão a apostar em conteúdos inspiradores;

2 – A ascensão do branded entertainment. Também conhecido como branded content, este tipo de abordagem surge em linha com a primeira previsão. As marcas começarão a utilizar cada vez mais o vídeo e o entretenimento como formas de comunicar os seus produtos e serviços. O objectivo é desenvolver experiências mais imersivas, emocionais e envolventes;

3 – Voz vai impulsionar dispositivos inteligentes. A possibilidade de recorrer a comandos de voz para facilitar o dia-a-dia vai levar a um aumento na adopção de dispositivos móveis (smartwatches, colunas como o Amazon Echo…);

4 – O crescimento dos walled gardens. Na sequência do foi acontecendo no ano passado, os walled gardens  vão tornar-se cada vez mais populares, uma vez que permitem maior controlo por parte dos anunciantes e agências de meios;

5 – Do algoritmo à inteligência artificial. De acordo com a Kantar Millward Brown, o marketing vai evoluir de um sistema baseado em algoritmos para outro assente em inteligência artificial. Apesar de o marketing digital continuar a ter como pilar os algoritmos, começaremos a ver um aumento da utilização de inteligência artificial, nomeadamente na resolução de novos desafios;

6 – OTT chega às métricas. O paradigma Over-the-Top (OTT) deverá impactar a forma como medimos os resultados de campanhas publicitárias. Isto significa que escala passará a ser um dos factores mais importante quando o assunto é métricas;

7 – Cross Media é dilema de 100 milhões. Em 2018, os anunciantes irão questionar o papel do digital no ecossistema de media. Por seu turno, as agências de meios, os publishers e os parceiros de research terão de estar prontos para responder a todas as perguntas que surjam;

8 – Sintonia no ROI. A Kantar Millward Brown prevê que, este ano, o verdadeiro ROI de media se transformará numa viagem acelerada, em que criativos e media terão de trabalhar lado a lado, em sintonia. Só assim será possível conquistar contínuas melhorias, tanto a nível de marca como de vendas.

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