77% dos portugueses vai pesquisar mais antes de comprar. Saldos é o momento eleito de compra
O processo de decisão de compra será, neste ano, mais longo, alerta a Google. De acordo com a gigante tecnológica, na época de compras, que começa com o Dia de Compras na Net, no dia 20 de Outubro, e que se prolonga até ao final do ano, 77% dos portugueses irá passar mais tempo a pesquisar produtos e a comparar preços em busca das melhores opções.
Além disso, quase metade dos portugueses (49%) está aberto a experimentar produtos de novas empresas de forma a encontrar marcas mais baratas (54%). Apesar do aparente pessimismo económico dos consumidores, os dados oficiais mostram o contrário. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o sector do retalho apresentou crescimento em todos os meses de 2023. Além disso, os indicadores económicos apresentam optimismo para a segunda metade do ano, com a expectativa de aumento do consumo privado ainda em 2023.
E, para acompanhar o crescimento do consumo, o digital terá uma importância maior na decisão de compra, mas sem tirar a ida às lojas físicas. Segundo o Smart Shopper 2023 Study, 38% dos consumidores portugueses usa novas ferramentas e tecnologias para ter inspiração sobre o que comprar nos últimos seis meses. Mas, mesmo assim, os consumidores também não deixam de ir às lojas para fazer compras: 40% dos entrevistados pelo Google Consumer Survey de Junho irá comprar tanto em lojas online quanto físicas, revelando um comportamento mais omnicanal.
Embora muitos consumidores estejam abertos a novas marcas e experiências, é importante também mantê-los fiéis para que a experiência não acabe apenas numa única compra. Uma informação importante para ajudar a manter a lealdade dos portugueses é que 46% irá esperar pelos descontos e promoções.
E quais são os momentos os portugueses escolhem para as suas compras? Mais da metade dos consumidores (54,5%) escolhe os saldos para adquirir um produto, superando até a tradicional festividade do final de ano, o Natal.