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75% dos consumidores pondera cortar nas “refeições fora de casa”
O sector da restauração poderá ser um dos mais afectados caso as famílias portuguesas reduzam os seus gastos mensais em 2012, alerta o estudo “Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses”, realizado pela Marktest Consulting, empresa do Grupo Marktest.
Colocados perante um cenário de necessidade de redução das despesas este ano, quase três em cada quatro (ou 75%) dos inquiridos pela Marktest Consulting admitiu que uma das suas primeiras soluções seria cortar nas “refeições fora de casa”.
O estudo, realizado entre 5 e 26 de Dezembro de 2011, revela ainda que 60% dos portugueses estão dispostos a cortar as despesas em idas ao “cabeleireiro”, na “aquisição de mobiliário e decoração” para a casa e em gastos culturais, como idas ao cinema ou ao teatro.
Pelo contrário, os gastos em “alimentação para o lar” e “saúde” são considerados quase «intocáveis» para a maioria dos portugueses, sublinha o Grupo Marktest em comunicado. 31,2% dos entrevistados afirmou que espera aumentar, nos próximos 12 meses, as despesas em “água, luz e gás da habitação” e 31,1% acha provável uma subida das despesas em “transportes”.
Quanto ao nível de vida, 85% dos inquiridos considera que a situação financeira dos seus agregados familiares está agora pior que há um ano e 78% antecipa que ela estará ainda pior daqui a um ano, revela o Grupo Marktest, concretizando que o valor médio das despesas das famílias portuguesas é de 1.219 euros por mês.
O estudo resulta de 980 entrevistas online a indivíduos, residentes no Continente, entre os 15 e os 64 anos de idade, tendo por base um questionário de perguntas fechadas.