74% dos portugueses vai gastar menos em prendas do Dia dos Namorados

No dia em que se celebra o amor, a Intrum apresenta os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2023, que demonstra que o amor está no ar, mas a pressão para gastar mais em gestos românticos também.

Segundo os resultados, 74% dos consumidores portugueses afirma ser muito provável que gaste menos em presentes, para conseguir gerir o impacto das elevadas taxas de juro e da inflação nos seus orçamentos. Os consumidores da Grécia (83%), Irlanda (79%) e Reino Unido (75%), são os que mais concordam com a afirmação. A média europeia situa-se nos 70% e na Europa do Sul 74%.

«Este ano, a Intrum tem como objectivo esclarecer a relação complexa entre o amor e as finanças. Ajudamos os consumidores a entender o impacto que as expectativas nos relacionamentos podem ter sobre os seus gastos, que podem causar tensões financeiras e emocionais e a ajudar as empresas a compreender melhor o comportamento dos consumidores nesta altura do ano», diz, em comunicado, Luís Salvaterra, director-geral da Intrum Portugal.

Em alguns países, um em cada quatro consumidores receia que o seu parceiro os abandone no prazo de um ano se não corresponderem às suas expectativas em termos de presentes. A pesquisa revela ainda que, por exemplo, 24% dos entrevistados na Irlanda e no Reino Unido considera que a compra de presentes para o parceiro é uma das razões mais comuns para contrair dívidas no cartão de crédito.

O European Consumer Payment Report revela que os Millennials sentem mais pressão do que as gerações mais velhas, com 21% a afirmar que os gastos relacionados com presentes leva a contrair dívidas no cartão de crédito, em comparação com apenas 6% dos Baby Boomers. Os Millennials são também mais propensos a pensar que o seu parceiro os deixaria se não gastassem dinheiro em prendas (19%), em comparação com 4% dos Baby Boomers.

Os homens são também ligeiramente mais propensos a sentir a pressão, com 18% dos homens a indicar as prendas como a principal razão para contraírem dívidas no cartão de crédito, em comparação com 12% das mulheres, e com 6% mais probabilidades de recearem que a sua parceira os deixe sem prendas românticas.

O local onde se encontra na Europa pode afectar a probabilidade de se arriscar a contrair dívidas por causa de presentes românticos. Ainda de acordo com o European Consumer Payment Report, em Portugal, 48% dos inquiridos indicam os encontros românticos como uma das primeiras despesas a cortar quando está sob pressão financeira, em contraste com apenas 13% dos estónios.

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