72% das empresas europeias ainda enfrenta dificuldades de abastecimento
As perturbações na cadeia de abastecimento continuam a criar desafios à indústria de bens de consumo (FMCG) na Europa. De acordo com o relatório Europe’s Consumer Goods Industry Barometer 2023 da European Brands Association (AIM), em que a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca – também colaborou, 72% das empresas inquiridas afirma que ainda enfrenta desafios de abastecimento e 78% declara que adaptou a sua produção devido a custos imprevistos.
O estudo revela ainda que essas dificuldades de abastecimento levaram 49% dos fabricantes a reduzir ou cortar a sua produção, 42% a alterar as embalagens dos produtos e 52% a ter de lidar com problemas associados à escassez de mão de obra.
O inquérito conclui também que a inflação dos custos continua a ter um impacto significativo no processo de fabrico. Nos últimos 12 meses, nove em cada dez empresas viram a inflação impactar componentes de produtos ou custos com trabalho, embalagens, transporte e logística e energia. Praticamente todos tiveram de lidar com a inflação, e pelo menos metade destas empresas registou uma inflação superior a 50% em todos os custos.
«A agilidade e capacidade de adaptação aos desafios de abastecimento continua a ser um factor-chave na produção de bens para os consumidores», afirma, em comunicado, Michelle Gibbons, directora geral da AIM. «A acumulação e o efeito de arrastamento das mudanças globais, incluindo a pandemia e a guerra na Ucrânia, ao longo dos últimos anos, estão ainda a ter impacto nos processos de produção.»