70% dos profissionais de Vendas e Marketing procura novo emprego

Em Portugal, sete em cada 10 dos profissionais de Vendas e Marketing procuram uma nova oportunidade de emprego, de acordo com o “Salary Survey Global 2021” da Robert Walters. A análise da consultora de recrutamento especializado mostra que 57% destes profissionais estão confiantes relativamente a esta busca.

Aqueles que não pretendem encontrar um novo desafio profissional, contudo, demonstram interesse num aumento salarial: 30% espera mesmo que o ordenado sofra uma evolução positiva em 2021.

“De maneira geral, não se espera que os salários em funções de Vendas e Marketing aumentem muito em 2021 devido à pandemia. A principal mudança no pacote salarial será na parte variável”, aponta a Robert Walters.

Haverá, ainda assim, algumas funções com aumentos de cerca de 10% previstos sobre o pacote salarial global. Perfis relacionados com E-commerce, Marketing Digital ou Business Intelligence poderão ser a excepção à regra “principalmente devido à sua elevada procura no mercado português”.

Digital Marketing manager, E-commerce manager e IT Sales account manager constituem o top 3 dos profissionais mais procurados nesta categoria profissional.  Segundo a consultora, a crise sanitária provocada pela COVID-19 levou as empresas portuguesas a digitalizarem a operação e precisam de especialistas que as ajudem nesse processo.

“Em alguns sectores, o foco principal foi parar toda a actividade de contratação e eliminar algumas funções tradicionais de Marketing ou Vendas. Noutros, foi uma oportunidade para lançar novas linhas ou unidades de negócio e transformar a empresa, para o qual era necessário novo talento”, explica a Robert Walters.

Com isto em mente, quem procura uma nova oportunidade de trabalho deve apresentar pelo menos algumas das competências consideradas imprescindíveis em 2021, nomeadamente habilidades técnicas relacionadas com Marketing Digital como SEO, SEM, Inbound Marketing, Programmatic, Data Analytics e Automation.

Conhecimentos associados a E-commerce, como Performance, Content Creation e Number Crunching, também então entre os mais valorizados, a par da criatividade, capacidade de comunicação e atenção ao detalhe.

Artigos relacionados