Black Friday e Cyber Monday: publicidade e influencers têm papel importante na hora de fazer compras para 70% dos consumidores
A próxima campanha da Black Friday e da Cyber Monday continuará num contexto de incerteza socioeconómica, o que de certa forma favorece a predisposição dos consumidores para começarem as compras de Natal poupando dinheiro graças aos descontos.
Segundo o inquérito «Black Friday 2023: Consumers Widen Their Search for Holiday Bergains», 7 em cada 10 consumidores reconhecem que a publicidade, os influencers e os meios de comunicação desempenharam um papel importante nas suas decisões de compra durante a Black Friday e a Cyber Monday.
“O retail media apresenta-se como uma solução estratégica para que os retalhistas possam focar as suas ações de forma precisa e direta, impactando os consumidores com aquilo que realmente querem e precisam comprar, compensando as perdas derivadas dos descontos agressivos e das elevadas taxas de abandono dos carrinhos de compras. Através dos diferentes canais, os retalhistas podem oferecer informação sobre os seus produtos ou serviços, segmentada e orientada para um público mais recetivo do que noutras alturas do ano”, comenta o VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
O Retail Media permite gerar receitas adicionais, otimizar as ações de marketing e personalizar a experiência de compra. Desta forma, esta ferramenta ajuda as lojas a impulsionar a sua rentabilidade num ambiente comercial cada vez mais competitivo, especialmente durante períodos de elevada atividade promocional como a Black Friday e a Cyber Monday.
“Os retalhistas têm uma oportunidade única na Black Friday de captar novos clientes. Para isso, devem preparar-se com antecedência para a campanha, para serem capazes de atender, com sucesso, o possível aumento de tráfego e vendas previsto para esta altura. Além disso, é importante que realizem ações que lhes permitam ser os primeiros a captar a atenção dos consumidores, bem como segmentar os clientes para oferecer a cada um a “oferta” mais adequada”, assegura o dirigente da Webloyalty.
Segundo o novo estudo da NetSonda, a intenção de gasto dos portugueses para esta Black Friday será de 330€. Apesar de este ano a previsão ter diminuído 8% em relação ao ano anterior, 31% dos consumidores esperam gastar mais nesta campanha.
De facto, neste estudo, 90% dos portugueses afirmam que vão fazer compras durante a Black Friday, sobretudo entre a faixa etária dos 25 aos 34 anos.
No que respeita às categorias com maior intenção de compra, destaca-se a tecnologia (54%), seguida de moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%).
“É uma tendência que se tem vindo a repetir nos últimos anos porque os consumidores aproveitam para adquirir produtos de valor elevado a um melhor preço. Além disso, o canal online integrou-se nos hábitos de consumo e cada vez mais portugueses recorrem a esta via para evitar filas e multidões, para contornar a dificuldade que, por vezes, pode representar encontrar produtos específicos em lojas físicas, para simplificar a comparação de preços em diferentes lojas ou mesmo para encontrar novas formas de poupar adicionando descontos extra com soluções como o cashback oferecido, por exemplo, por programas como o Compra e Poupa”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
Um dos principais desafios que as marcas enfrentam nestes dias é o aumento do abandono dos carrinhos de compras por parte dos clientes online. Embora a taxa de abandono habitual seja de cerca de 50% (1), durante a campanha da Black Friday dispara para 81% (2).
Segundo os especialistas da Webloyalty, empresa líder na geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico através de Retail Media, existem várias razões que podem contribuir para o abandono do carrinho: por um lado, a exaustiva comparação de preços devido ao grande número de ofertas disponíveis; encontrar problemas de pagamento, com processos longos, múltiplos cliques ou mesmo falta de opções de métodos de pagamento e erros do sistema; custos de envio elevados; prazos de entrega longos; e falta de informação, que cria uma sensação de insegurança e abandono do carrinho.
Portanto, para reduzir estas taxas de abandono, os especialistas da Webloyalty recomendam otimizar o processo de finalização da encomenda, eliminando etapas desnecessárias; oferecer diferentes métodos de entrega e fórmulas de pagamento; aplicar estratégias de recuperação do carrinho através de mensagens personalizadas; ter um serviço de apoio ao cliente simples e disponível; e a personalização da experiência de compra através da recomendação de produtos que satisfaçam as necessidades do consumidor.