7 profissões que estão a crescer no Marketing

Entre 2012 e 2022, a Adecco estima que sejam criados cerca de 25.400 novos empregos relacionados com Marketing. Segundo a consultora, a recessão levou as empresas a mudar estratégias e a privilegiar uma posição mais ao ataque, em vez de à defesa, na esperança de aumentar receitas e participação no mercado.

Esta aposta implicava o desenvolvimento de novos produtos, a atracção de clientes e a expansão para outros canais de vendas. A Adecco lembra que todos estes objectivos podem ser conduzidos por profissionais qualificados de Marketing, resultando num conjunto de profissões em ascensão.

Segundo a Adecco, são sete as profissões em destaque:

1 – Marketing analyst. Com o ROI e o alcance como dois dos principais pilares das empresas, o Marketing analyst ganha expressão, uma vez que é este o profissional que melhor consegue analisar e tirar partido dos dados recolhidos. “A procura por analistas de pesquisa de mercado está no nível mais alto de todos os tempos e é por isso que alcançou a classificação mais alta na nossa lista dos melhores trabalhos de Marketing”, sublinha a Adecco;

2 – Content specialist. Diz a consultora que o futuro passa pelo Marketing de conteúdo, que se foca na criação, manutenção e estreitar de laços com actuais e potenciais clientes;

3 – Designer gráfico. O advento das redes sociais e das plataformas digitais permitiu acelerar o design gráfico, responsável por desenvolver materiais visuais impactantes. Estudos citados pela Adecco indicam que a imagem tem maior impacto, mais leituras e visualizações do que um texto;

4 – Marketing manager. Também conhecido como gestor de Marketing, é um elemento agregador de temas, tarefas e equipas. É fundamental para que a empresa tenha uma visão 360º;

5 – eCommerce Specialist. Segue-se o especialista em comércio electrónico, que deverá desenvolver planos de implementação digital que permitam à empresa vender online;

6 – Product developer. Diz a Adecco que este profissional é uma peça fundamental nas empresas B2C ou C2C, uma vez que analisa tendências de produto no mercado e cria estratégia de acordo. Antecipa tendências e ajusta os produtos às necessidades verificadas;

7 – Designer de UI/UX. Por fim, surge o designer que assina as interfaces visuais e a forma como os utilizadores interagem com as aplicações e demais plataformas digitais. É capaz de avaliar a experiência do utilizador e o seu trajecto.

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