62% dos portugueses pesquisa online antes de comprar e quase 40% aceita recomendações boca a boca
Depois dos dias de sol, o início de mais um ano lectivo é o grande tema em destaque nas marcas e que leva os consumidores às lojas físicas e online dedicadas. Um novo estudo da Adsmovil e da Digital Turbine revela que 61,9% dos portugueses assume que procura um produto online antes de o comprar, enquanto 58,4% ainda passa algum tempo à procura dos melhores negócios antes de efectuar a compra.
Os dados demonstram também que a descoberta de marcas para 38,3% dos inquiridos acontece com recomendações boca a boca de amigos ou família, enquanto 37,1% as descobre em motores de busca e 36,9% em anúncios vistos nas redes sociais.
Para 58,3% dos inquiridos a utilização de códigos de desconto ou cupões no momento das compras de regresso às aulas é uma das formas a que recorrem para tentar melhores preços. Neste aspecto, o rendimento anual dos agregados familiares situa-se principalmente entre os 8 mil e os 12 mil euros (12,1% dos inquiridos).
Neste período de grande procura de artigos como é o regresso às aulas, a publicidade digital pode ter um grande impacto, já que 18,5% dos portugueses assume passar uma a duas horas online no telemóvel, enquanto 17% revela passar duas a três horas e 13,5% entre três e quatro horas.