57% dos conteúdos que os utilizadores vêem no Facebook são de família e amigos
O Facebook publicou o primeiro de uma série de relatórios que visa colocar em evidência o tipo de conteúdos mais vistos no News Feed. Para já, a informação abrange apenas os Estados Unidos da América, mas as conclusões oferecem uma janela para o que será a tendência a nível mundial.
Um dos principais destaques prende-se com o facto de que a maioria das publicações (57%) que as pessoas vêem nos seus murais chega de familiares ou amigos. Este número reflecte já as alterações que o Facebook realizou no algoritmo para que este tipo de conteúdos passasse a ser prioritário.
O Facebook revela também que o conteúdo que recebe mais visualizações não é, obrigatoriamente, o conteúdo com maiores níveis de engagement. Ou seja, o alcance de uma publicação não está relacionado com o número de gostos, partilhas ou comentários, por exemplo.
O mesmo relatório indica ainda que menos de 13% das visualizações diz respeito a publicações com links. Nesta categoria entram as notícias partilhadas por publishers, que representam somente uma ínfima parte dos conteúdos que chegam ao News Feed.
Quanto aos temas mais populares, o Facebook adianta que as publicações com mais visualizações nos EUA falam sobre animais de estimação, cozinha, família ou temas virais e com os quais muitas pessoas conseguem criar uma ligação.