55% dos utilizadores das redes sociais segue marcas. Instagram quadruplica valores
O estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela que a maioria das pessoas com perfis activos nestas plataformas segue empresas ou marcas (55,1%). O Facebook continua a ser a rede social de eleição para tal, mas o Instagram tem crescido a olhos vistos, quadruplicando o valor observado há cinco anos – de 15,2%, em 2016, para 65,8%, em 2021.
Este crescimento do Instagram é acompanhado pelo decréscimo do Facebook, que passa de 94,5%, em 2016, para 78,1%, em 2021. Neste sentido, o YouTube surge como a terceira rede mais relevante, com 14% de referências junto de quem assume seguir marcas e empresas nas redes sociais.
Realizado a 800 pessoas, em formato online, o inquérito demonstra ainda que quem mais segue marcas nas plataformas digitais são as mulheres, os indivíduos entre os 25 e os 44 anos, os residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, a par dos indivíduos das classes sociais mais elevadas.