54% dos norte-americanos não recorda publicidade móvel

Os marketeers que apostam no mobile como canal de comunicação têm ainda muito trabalho pela frente, mesmo em mercados considerados mais desenvolvidos, como o dos EUA.

Uma investigação levada a cabo pela empresa de mobile marketing Hipcricket revelou que 54% dos utilizadores norte-americanos de smartphones referiu nunca ter visualizado publicidade nos seus dispositivos ou, pelo menos, não se lembra de o ter feito. Por outro lado, 46% confirmou já ter sido impactado por formatos de mobile advertising.

64% indicou que já efectuou compras por influência de anúncios que viu no ecrã dos smartphones. O formato mais visualizado foi o banner móvel, citado por 70% dos inquiridos que afirmaram ter sido alcançados por publicidade no smartphone. Em segundo lugar, com 44% de menções, ficaram as mensagens de texto. Seguiram-se os anúncios inseridos em jogos ou aplicações (42%), vídeos (38%) e emails (31%). De referir que, no estudo, era possível assinalar mais do que uma opção.

De entre os que visualizaram anúncios móveis, 35% referiu que nunca interagiu com as inserções. Já 65% apontou as principais formas de envolvimento com que se deparou. 38% clicou em banners, 31% utilizou um voucher de desconto, 29% clicou no link de uma mensagem de texto, 28% fez o download de uma aplicação e 25% visitou um site. Mais uma vez, era permitido escolher mais do que uma opção.

Aos que não se sentiram impactados por anúncios móveis foram questionadas quais as razões. As respostas denunciaram que as campanhas precisam de ser mais segmentadas. De facto, existem muitos utilizadores a receber mensagens que não são do seu interesse o que, como destaca a Exame brasileira, pode criar obstáculos ao desenvolvimento do mobile marketing. As razões mais apontadas para a falta de engagement foram o facto de o assunto ou produto ser irrelevante para o interesse do destinatário (43%), falta de atractividade do anúncio (39%), spam (31%) e desconhecimento do remetente (21%).

Que solução?

A solução pode passar pela oferta de benefícios, como cupões de desconto. 58% dos inquiridos referiu que haveria uma maior possibilidade de interagir com anúncios das suas marcas favoritas se elas oferecessem algum tipo de vantagem económica. Já 44% estaria mesmo disposto a fornecer informações pessoais em troca desses beneficios.

Existe ainda um outro indicador a ter em atenção: 74% dos consumidores norte-americanos garantiu nunca ter visto publicidade das suas marcas favoritas nos seus smartphones. Dado que indica que há ainda um grande potencial a explorar no campo da publicidade móvel, mesmo em mercados mais avançados.

 
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