53% dos portugueses pondera comprar um carro novo nos próximos dois anos

Quase um terço dos consumidores portugueses (28%) que pretende adquirir um carro novo está disposto a pagar entre 15 e 20 mil euros. Os dados são de um estudo do Standvirtual, realizado em parceria com a Marktest, que marca o lançamento oficial da nova secção “Carros Novos” da plataforma de compra e venda de veículos.

No geral, 53% dos inquiridos pondera comprar um carro novo nos próximos 24 meses e 67,5% em algum momento no futuro, sendo que 23% admite gastar entre 20 e 25 mil euros num novo automóvel.

«Existe um grupo considerável de condutores que prefere comprar um veículo por estrear. Desta forma, fazia todo o sentido para o Standvirtual avançar com o lançamento da secção de carros novos na plataforma, até aqui mais conhecida pela venda de usados. O nosso objectivo é também estar na vanguarda da digitalização do sector e da compra online de veículos», explica, em comunicado, Nuno Castel-Branco, director-geral do Standvirtual.

Os factores mais considerados na compra de um carro novo são, para os consumidores inquiridos, o preço (90%) e os consumos (86%). A marca vem apenas em 4.º lugar (45%), logo após o desempenho (47%). Já os motivos que levam à compra de um carro novo são, sobretudo, a maior segurança/confiança (30%) e a garantia (12%), que é, para 49% dos inquiridos, uma das maiores vantagens, seguida da tecnologia mais recente (22%). Por outro lado, as desvantagens mais indicadas são o preço mais elevado (41%) e a rápida desvalorização no mercado (31%).

A Mercedes é indicada como a marca de maior confiança pela maior parte dos condutores questionados (20%), com a Toyota e a BMW a ocupar o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com cerca de 10%. Quanto aos modelos, os SUV são os favoritos para 39%, que os escolheriam na hora de comprar um carro novo. Os citadinos ocupam o segundo lugar (32%).

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