5 vantagens do recurso a SEO para pequenas e médias empresas
SEO tornou-se uma expressão incontornável da comunicação digital, mas ainda não será uma ferramenta bem conhecida de todos os negócios, especialmente as pequenas e médias empresas (PMEs). Segundo a agência Páginas Amarelas, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa dos motores de busca, nomeadamente o Google, será essencial para alavancar resultados e, nesse sentido, não podem faltar técnicas de SEO – ou Search Engine Optimization.
«Optimizar as páginas de um site para aumentar a sua relevância nas pesquisas é um trabalho extremamente importante, que tem por base detectar as palavras-chave que podem levar a mais visitas orgânicas e, claro, a mais oportunidades de negócio», comenta Carmen Ferreira, Chief Marketing Officer da Páginas Amarelas.
Com isto em mente, a Páginas Amarelas reuniu aquelas que considera serem as cinco vantagens da optimização de pesquisas para as PMEs:
1 – Democratizar o acesso: independentemente da sua dimensão, todos os negócios podem conquistar o topo do Google. Com a estratégia certa, é possível ter sucesso com investimentos residuais;
2 – Atrair tráfego para o website: quando o SEO é aplicado correctamente, o conteúdo das páginas ganha relevância e o tráfego orgânico no site aumenta. Neste sentido, o SEO apoia não só o marketing digital, mas também as vendas;
3 – Qualificar as visitas: para além de ajudar a atrair mais visitas, o SEO também permite qualificar o tráfego e melhorar a taxa de conversão. Quando um website tem a resposta para o que é pesquisado, aumentam as probabilidades de interacção com o conteúdo;
4 – Aumentar a credibilidade: existem dois tipos de resultados para pesquisas – orgânicos e pagos. Quando um negócio aparece nas posições cimeiras dos resultados orgânicos, o conteúdo oferece naturalmente mais credibilidade do que o de um resultado pago;
5 – Prolongar o retorno: uma boa implementação das tácticas de SEO abre margem a um retorno de investimento de longo prazo. As páginas optimizadas vão continuar a ser consideradas relevantes nos dispositivos de pesquisa – basta, para isso, que sejam actualizadas e mantidas.