5 truques (grátis) de marketing digital para aumentar as vendas
Conquistar clientes é um dos grandes objectivos de qualquer negócio e, actualmente, deve ser enquadrado num cenário de crescente digitalização. De acordo com a E-goi, criar uma presença digital é essencial para as empresas que procuram criar novas oportunidades, devendo, por isso, investir em marketing digital de forma a chegar a potenciais clientes que nunca seriam impactados somente através de acções físicas.
«Quando se trata de empresas de grande dimensão, o universo do marketing digital pode envolver acções sofisticadas, integradas com Inteligência Artificial. Contudo, para a realidade das PMEs, é possível conquistar e fidelizar clientes com estratégias eficazes, sem gastar absolutamente nada para concretizá-las», sublinha Marcelo Caruana, head de Marketing da E-goi.
Com esta abordagem em mente, a empresa especializada em automação de marketing desvenda cinco truques grátis que podem ser implementados para aumentar as vendas:
1 – Páginas de vendas
Conhecidas como “landing pages”, estas páginas ajudam a captar os contactos dos visitantes de um website ou rede social. As informações podem ser associadas a uma plataforma de automação de marketing grátis, para enviar comunicações personalizadas de acordo com os dados recolhidos. Para incentivar o visitante a preencher as informações, a empresa pode oferecer um conteúdo de valor (como um e-book, por exemplo), que será disponibilizado assim que os dados do utilizador forem submetidos.
2 – Campanhas de e-mail
Para manter os seus actuais e potenciais clientes informados sobre todas as promoções e ofertas, uma estratégia com sucesso é a utilização do e-mail marketing. Entre todos os canais de marketing digital, o e-mail é um dos que possui maior taxa de abertura. Pode também ser usado para nutrir um potencial cliente, para despertar o interesse pelos produtos e serviços da empresa, para além de estabelecer a marca como referência, até à venda final.
3 – Gestão de redes sociais
Estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer marca que deseja ter uma presença digital. No entanto, gerir mais do que uma rede social exige tempo e recursos, que poderiam ser investidos em acções mais estratégicas. Por isso, é importante contar com o apoio de uma ferramenta de gestão de redes sociais, que permita agendar as publicações nas diferentes redes, além de acompanhar o desempenho dessas publicações.
4 – Formulários
Além das páginas de vendas, há outros tipos de formulários que podem ser inseridos num website para converter potenciais interessados nos produtos ou serviços da empresa. Alguns exemplos são os formulários pop-up, que são activados de acordo com o comportamento do utilizador: durante o carregamento do site; após a visualização de uma percentagem da página; conforme o tempo de permanência da mesma ou ao demonstrar intenção de saída. Outra alternativa é o WhatsApp Form, para captar o contacto e iniciar imediatamente uma conversa no WhatsApp.
5 – Web push
O web push é um canal com grande potencial, mas que muitas vezes é ignorado na estratégia de marketing digital. As notificações push aparecem directamente no browser dos subscritores e costumam ter uma boa taxa de adesão dos visitantes, por não solicitarem dados pessoais. Com este canal, pode informar actuais e potenciais clientes sobre as principais novidades e ofertas da empresa, de forma personalizada, mesmo que não se encontrem no seu website naquele momento.