5 hábitos dos anunciantes mais eficazes do Mundo

Todos os anos, os Kantar Creative Effectiveness Awards elegem os trabalhos de comunicação e publicidade mais eficazes a nível mundial, após a análise de mais de 10 mil anúncios. Neste processo, além de determinar os grandes vencedores, a organização vai encontrando padrões nas estratégias adoptadas pelas marcas que acabam por levar os galardões para casa.

De acordo com a Kantar, a campanha “Cheers to All” da Heineken foi a mais eficaz do ano passado tendo por base as opiniões dos próprios consumidores. Lançada no início de Fevereiro, desconstrói a ideia de que os homens bebem cerveja e as mulheres cocktails.

Olhando para a generalidade das campanhas analisadas, a Kantar descobriu que, embora a campanha vencedora tenha surgido num período ainda pré-pandemia, os consumidores mostraram-se interessados na publicidade das marcas ao longo de todo o ano. O facto de continuar a haver anúncios garantia uma sensação de normalidade e, na sua maioria, o público processou os conteúdos das marcas da mesma forma que o faria antes da Covid-19.

Neste contexto, os anunciantes que mantiveram o investimento e que continuaram a aposta na comunicação das suas marcas viram os esforços recompensados. Citada pelo WARC, a Kantar identificou ainda cinco hábitos partilhados pelos anunciantes mais eficazes do Mundo:

– Ser distintivo. Isto significa ter a capacidade de criar conteúdos que se destaquem por entre os outros e que fiquem na memória dos consumidores, tarefa particularmente difícil num mundo carregado de anúncios;

– Ligação com a marca. Segundo a Kantar, os anunciantes devem garantir que as suas campanhas estão intrinsecamente ligadas às marcas que estão a promover, que estão ao seu serviço;

– Ser diferente com significado. Neste caso, o conselho passa por ganhar quota de mercado através de uma resposta de qualidade a diferentes necessidades dos consumidores. Os anunciantes também poderão apostar na divulgação das suas características únicas;

– Impulsionar uma resposta emocional. Um dos hábitos partilhados pelos anunciantes mais eficazes diz respeito ao desenvolvimento de conteúdos que envolvem os consumidores e que fazem com que se sintam integrados naquilo que estão a ver. Desta forma, não terão tendência para mudar de canal ou desviar o olhar;

– Falar com o consumidor. Por fim, a Kantar sugere que os anunciantes conheçam o seu consumidor e que falem com ele, incluindo o respectivo feedback no processo de criação.

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