48% dos consumidores vai comprar quase exclusivamente online neste Natal

De acordo com um inquérito a consumidores da Austrália, França, Alemanha, Índia, Singapura, Reino Unido e EUA, feito pela Airship e partilhado pelo WARC – World Advertising Research Centre, 16% planeia fazer todas as compras relacionadas com a época festiva exclusivamente online.

Um em cada dois consumidores (48%) espera comprar pelo menos três quartos dos produtos relacionados com o Natal e a Passagem de Ano nas plataformas digitais, sendo que esta realidade é mais comum junto da Geração Z – 18% irá comprar apenas online e só 3% se deslocará às lojas físicas.

Dos sete mercados estudados, é no Reino Unido que se regista uma percentagem mais elevada de consumidores a optarem pelos canais digitais (20%), seguido da Índia (18%) e dos EUA (16%). No sentido oposto, os consumidores mais velhos vão optar pelas superfícies de retalho (22%), embora 13% refira que recorrerá ao online para adquirir os produtos para a quadra natalícia.

Desta forma, ambas as formas de compra continuam a fazer parte dos planos da maioria dos consumidores, sendo que em 2021 há planos para gastar mais em comida e bebida do que em presentes, produtos para a casa, mobília e viagens.

Artigos relacionados