40% dos portugueses faz pelo menos 5 refeições fora de casa por semana nas férias

O Verão é a época do ano que leva as pessoas a passar mais tempo fora de casa e a aproveitar o que a época quente tem para oferecer. De acordo com um estudo do TheFork, as refeições em restaurantes são das principais actividades que os portugueses preferem fazer, já que 92% dos consumidores inquiridos afirma frequentar mais espaços gastronómicos nesta altura do ano.

De acordo com os resultados, maior comodidade (54%) e maior disponibilidade (33%) são os principais motivos para os portugueses optarem por comer fora de casa no Verão, sendo que 47% desfrutar destes momentos em família, 27% na presença do/a companheiro/a e 21% dos amigos.

Ir a restaurantes nas férias é um programa que acaba por preencher bastante a agenda dos inquiridos, segundo revelam as conclusões: 40% dos inquiridos faz cinco ou mais refeições por semana, enquanto 26% se fica pelas três refeições.

No que diz respeito aos dias da semana, 58% não tem uma preferência especial, embora a sexta-feira e o sábado continuem a ser os mais procurados. O jantar é a refeição favorita (71%) e o tempo que se gasta no restaurante situa-se essencialmente nas duas horas (70%).

Quando estão de férias, os consumidores confessam-se mais relaxados, acabando por não olhar tanto a horas para as refeições – é isso que fazem 66% dos portugueses, ao passo que os restantes adoptam o mesmo horário do resto do ano.

Os restaurantes junto à praia são os eleitos pela maioria dos clientes (72%), com o tempo quente próprio desta época a fazer com que 86% prefira sentar-se na esplanada ao invés de no interior. O aspecto mais valorizado no momento de escolher um restaurante continua a ser a relação qualidade-preço (76%), além do tipo de cozinha (55%) e do facto de ter esplanada (31%).

No que toca à parte financeira, mais de metade dos inquiridos (51%) pretende gastar menos de 25 euros por pessoa, percentagem que desce para 44% quando se trata de pagar entre 25 euros e 49 euros. Ainda assim, grande parte dos portugueses não está tão preocupada com os preços quando vai a um restaurante nas férias: 52% dá mais importância à experiência em si e 32% confessa que se permite a algo mais exclusivo nessa altura.

Do ponto de vista da inovação e tecnologia, metade dos inquiridos já prefere o método digital quando se fala da escolha da ementa e do método de pagamento, reflectindo o aceleramento da digitalização da indústria.

Artigos relacionados