Quarenta anos após abrir o primeiro hipermercado em Portugal, o Continente mantém-se como um dos protagonistas da transformação do retalho.
Em 1985, o Continente inaugurou o primeiro hipermercado do País, em Matosinhos, e deu início a uma transformação profunda no sector do retalho alimentar. Com uma área de venda de 9 mil m² e 48 caixas de pagamento, mudou para sempre os hábitos de consumo dos portugueses. Quatro décadas depois, o Continente continua a liderar, a reinventar-se e a antecipar tendências.
Hoje, conta com mais de 400 lojas distribuídas pelo território nacional, em formatos que respondem às diferentes necessidades dos consumidores: 41 hipermercados Continente, 148 lojas Continente Modelo e 204 Continente Bom Dia. A par da presença física, o Continente Online reforça a proposta de valor, garantindo conveniência e proximidade. Sustentabilidade, qualidade, variedade e preços competitivos são pilares que orientam a actividade em todos os formatos.
Com uma estratégia assente na inovação e na adaptação às mudanças sociais e tecnológicas, o Continente foi pioneiro em iniciativas que marcaram o sector: em 2001, lançou a primeira plataforma de comércio electrónico alimentar em Portugal; em 2007, criou o Cartão Continente, um dos programas de fidelização mais reconhecidos do País; em 2019, apresentou o Food Lab, dedicado à inovação alimentar; em 2021 inaugurou a primeira loja cashierless da Europa, o Continente Labs; e, em 2024, abriu em Leiria a maior loja inteligente do mundo, com 1200 m².
Um percurso que tem sido acompanhado por um forte compromisso social. Desde 2003, através da Missão Continente, tem promovido iniciativas nas áreas de Alimentação, Pessoas e Planeta, apoiando comunidades e incentivando hábitos saudáveis. A par disso, através do Clube de Produtores, criado em 1998, e que hoje conta com 365 membros, o Continente apoia a produção nacional, reforçando a economia e valorizando os produtos portugueses.
A celebração dos 40 anos foi assinalada com uma campanha que reflecte a sua essência: “A vida passa a comer”, uma assinatura que evidencia o hábito português de unir conversas e comida em qualquer momento do quotidiano. E se há quem alimente essa conversa há quatro décadas é o Continente, presente em todos esses momentos, unindo pessoas, criando memórias e trazendo novidade, qualidade e preços acessíveis para a mesa de todos.
O palco principal da festa de aniversário foi a loja de Matosinhos, onde tudo começou em 1985, com animações, mascotes, patinadoras, fardas originais e uma Roda de Prémios. Em todas as lojas, clientes e equipas cantaram os Parabéns em simultâneo, momento simbólico de uma celebração que se estendeu à App Cartão Continente e ao Continente Online.
O Continente fortalece continuamente a ligação aos consumidores, criando momentos de partilha, bem-estar e entretenimento para as famílias, celebrando com todos no Festival da Comida Continente ao longo de dois dias repletos de música, gastronomia e experiências únicas. Um evento com showcookings, degustações, provas de vinhos e interacção com chefs, juntamente com actividades como slide e roda gigante, garantindo momentos inesquecíveis de sabor e diversão para todos. E as iniciativas do Verão Continente não ficaram por aqui, incluindo a Festa na Praça, Cinema na Praça e a Volta a Portugal.
A par disso, continua a promoção do conhecimento e da saúde, reforçando o compromisso com a educação alimentar e o bem-estar. A conferência “Alimentação e Saúde – Um Desafio para Toda a Gente” foi exemplo disso: um espaço de debate com especialistas, que reforçou a responsabilidade em contribuir para escolhas alimentares mais conscientes e um futuro saudável.
Quarenta anos depois, o Continente continua a ser mais do que um retalhista: é um agente de transformação, um parceiro das famílias e um impulsionador da economia nacional. E, acima de tudo, sabe que a vida passa a comer – e que continuará a alimentar essa conversa, com a mesma paixão e compromisso dos últimos 40 anos.
Este artigo faz parte da edição de Dezembro (n.º 353) da Marketeer.














