4 em cada 5 pessoas querem regras mais apertadas para influenciadores

Todo o tipo de publicidade deve ser, de acordo com a lei portuguesa, claramente identificado. No entanto, isso nem sempre acontece, especialmente no mundo digital onde os conteúdos partilhados até podem desaparecer logo ao fim de 24 horas – no caso das Instagram Stories, por exemplo.

Mas como será que os utilizadores destas plataformas olham para a questão? Um inquérito divulgado pela BazaarVoice indica que quatro em cada cinco consumidores gostariam de ver implementadas regras mais apertadas para influenciadores. Embora não mencionem o tema da publicidade em concreto, dizem que seria útil haver leis relativamente às fotografias que publicam online – 42% afirma mesmo que os influenciadores não se tornaram mais autênticos ao longo dos últimos anos.

O mesmo inquérito revela ainda que 38% dos europeus, australianos e norte-americanos confiam mais nos chamados “influenciadores do dia-a-dia” (que partilham as suas rotinas e momentos da sua vida) do que em qualquer outro tipo.

Além disso, 83% dos consumidores diz confiar em recomendações ou em críticas de produtos que não sejam patrocinadas. Este número evidencia a importância da transparência na relação entre influenciadores e comunidades.

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