4 dicas da Google para os mais velhos navegarem na Internet em segurança

O Dia da Internet Mais Segura assinala-se apenas na próxima terça-feira, dia 9, mas a Google considera que o melhor é começar desde já a adoptar novos comportamentos e melhores hábitos. Ciente de que os mais velhos poderão estar mais vulneráveis a fraudes ou esquemas enganadores, a tecnológica elaborou um guia com dicas poderão ajudar a inverter esta tendência.

De acordo com um estudo do Eurostat divulgado no ano passado, 17% dos portugueses limitou a utilização ou evitou o uso do homebanking por receios relacionadas com a segurança. Apontando especificamente à população senior, eis os três conselhos da Google:

1 – Proteger as contas online

  • Criar uma palavra passe forte;
  • Experimentar uma frase fácil para memorizar e escolher a primeira letra de cada palavra usando maiúsculas e minúsculas sempre que necessário. Sempre que possível substituir as letras por números ou símbolos;
  • Não reutilizar a palavra passe;
  • Utilizar um gestor de palavras passe como o passwords.google.com para criar e guardar palavras passe fortes.

2 – Ter cuidado com as partilhas

  • É aconselhável evitar a publicação de informações pessoais, como o nome e endereço de email em fóruns públicos e espaços online;
  • Não partilhar informações sobre a conta bancária, PIN ou palavra passe. A única ocasião em que se deve digitar este tipo de informação é num website confiável que se reconhece e ao qual se acede directamente. Não clicar em links para o banco ou para outro website se este tiver sido enviado por e-mail ou através de mensagem de texto. Em vez disso, o melhor é ir directamente para o site, digitando-o na barra de endereço do navegador ou através de uma pesquisa pelo website;
  • Verificar as configurações de partilha nas redes sociais e perceber se se está a partilhar publicamente, com pessoas específicas ou de forma privada.

3 – Identificar e evitar burlas

Seguir as três regras de ouro:

  •  Reduzir a velocidade – os “burlões” costumam criar a sensação de urgência para contornar os instintos. Não ter pressa e fazer perguntas para evitar ser levado para uma situação complicada é o melhor caminho;
  •  Verificação pontual — fazer uma pesquisa para verificar os detalhes recebidos.  Se se receber uma chamada inesperada, desligar. De seguida, contactar o banco, agência ou organização que está supostamente a ligar e entrar em contato directamente com eles;
  • Pare! Não envie — nenhuma pessoa ou entidade exigirá o pagamento na hora. Frequentemente, os burlões irão dizer para comprar cartões-presente, o que significa que só podem ser dados como presente e não como pagamento sob ameaça. Ou seja, se se achar que o pagamento parece duvidoso, provavelmente é.

4 – Manter as conversações online positivas e com respeito

  • Se uma conversa começar a resvalar, evitar cair no ciclo vicioso de responder a comentários negativos. Em vez disso, redireccionar o tom para algo positivo – e quando algo for ofensivo ou impróprio, denunciar a situação para análise da plataforma;
  • Ao encontrar situações em que outros estão a ser alvo de assédio online, fazer um esforço para entrar em ccom a pessoa para lhe oferecer ajuda;
  • Se se for alvo de assédio online, procurar as seguintes funcionalidades na plataforma de social media ou website de partilha:
  1. Silenciar a conversa ou comentários;
  2. Bloquear o utilizador que está a infligir dor;
  3. Relatar o incidente ao moderador ou plataforma de social media.
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