3 tendências de publicidade para 2025: a previsão dos especialistas

Para a The Trade Desk, empresa norte-americana especializada em tecnologias, 2024 foi um ano de “crescente interesse na internet aberta premium” no mercado publicitário. Em particular, os profissionais de marketing investiram em TV conectada (CTV) e áudio digital. A inovação continuará em 2025 dentro de três grandes tendências.

O especialista em adtech acredita que 2025 assistirá a uma “revolução inevitável na segmentação online”. A causa? As repercussões do processo antitrust da Google. Alguns anunciantes já adoptaram novas soluções de identidade que lhes permitem oferecer uma publicidade mais direcionada. Entre os meios de comunicação que estão na moda encontram-se a CTV e o áudio digital, que estão a captar uma parte crescente do investimento publicitário.

“Ricos em dados e conhecimentos, permitem aos anunciantes avaliar melhor o retorno do investimento (ROI) das suas campanhas”, comenta a The Trade Desk. A Trade Desk acredita que estas marcas orientadas para os dados irão alimentar um círculo virtuoso no sector da publicidade.

No próximo ano, os anunciantes também estão a ser convidados a reavaliar o valor e a eficácia da cadeia de fornecimento de publicidade. “As marcas estão a exigir maior transparência no ecossistema publicitário para garantir que o inventário que compram está a gerar valor real”, salienta a empresa.

Neste contexto, a The Trade Desk acredita que o compromisso da indústria com a otimização do lado da oferta (SSE) deverá aumentar. Outra estratégia de marketing em voga em 2025 é o omnicanal.

De acordo com um estudo realizado pela The Trade Desk em parceria com a PA Consulting e a Brainsights, as campanhas omnicanal geram 1,4 vezes mais atenção do que as realizadas numa única plataforma, e o público tem 1,9 vezes mais probabilidades de estabelecer uma ligação emocional com as mesmas.

“À medida que mais marcas adoptam soluções de identidade que ligam os canais, assistiremos a uma intensificação das estratégias de identidade e omnicanal para campanhas mais harmonizadas e bem sucedidas.”

Artigos relacionados