3 CMOs partilham os conselhos que dariam a si próprios quando eram jovens

Se os directores de Marketing de algumas das maiores empresas do Mundo tivessem oportunidade de viajar ao passado e falar consigo mesmos, que conselhos dariam? Ouvir mais ou encontrar a própria voz são algumas das dicas deixadas pelos profissionais à frente do Marketing da Restaurant Brands International, Mattel e Procter & Gamble.

As perspectivas dos três responsáveis estão entre as partilhadas pelo The Drum no âmbito do prémio Global Marketer of the Year 2020, organizado pela World Federation of Advertisers (WFA). Enquanto nomeados, foram convidados a partilhar a sabedoria que foram acumulando ao longo de anos de experiência.

No caso de Fernando Machado, Chief Marketing Officer da Restaurant Brands International, que detém a marca Burger King, o conselho é claro: «Sê mais paciente e ouve mais. Além disso, leva o teu tempo a fazer as coisas.» Segundo o profissional, aquilo que gera maior impacto no negócio é aquilo a que se deve dedicar o tempo adequado para que fique bem feito.

Já Lisa McKnight, vice-presidente senior e responsável global pela Barbie e portefólio de bonecas da Mattel, aponta à importância de falar. «Põe a mão no ar. Acho que é tão importante, especialmente enquanto mulher, que te defendas e que te coloques em situações que podes considerar desconfortáveis e pôr a mão no ar, participar, voluntariares-te», indica.

Lisa McKnight afirma ter aprendido cedo que é óptimo ser-se bom naquilo que se faz, mas que são os elementos e projectos extra, bem como o valor que se acrescenta à equipa e empresa, que fazem a diferença e distinguem um profissional de outro.

Por seu turno Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, sublinha como é importante ser útil. Segundo o responsável, o foco deve estar em ser-se útil, nomeadamente para as outras pessoas.

«Se te focares em ti próprio, acabas por descarrilar, mas se te focares em seres prestativo e útil para as outras pessoas e descobrires de que é que precisam, o que é que querem e as ajudares… Isso faz uma diferença tão grande em quem és enquanto marketeer», frisa Marc Pritchard.

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