18 mil euros é quanto pode custar esta chávena com pires da Vista Alegre e que vai hoje a leilão

A Vista Alegre celebra 200 anos e, por isso, hoje realiza-se um leilão especial de 136 peças, às 16h00, no Teatro Vista Alegre. Uma das duas primeiras peças conhecidas que foram produzidas pela fábrica da marca, em Ílhavo, será leiloada por um preço base de 12.500 euros, podendo chegar até aos 18.750 euros.

A chávena com pires concebida para a Infanta Dona Isabel Maria, filha do rei D. João VI, estima-se que seja datada de 1827 ou 1828.  A decoração a ouro sobre fundo rosa apresenta três medalhões policromados com figuras alegóricas, tendo o central a legenda: ‘D. Izabel Maria’.

A Vista Alegre destaca também a peça ‘Flamingos’, que poderá custar entre 5.000 e 7.500 euros, e a escultura ‘Casal de Perdizes’, cujo preço base se situa nos 12 mil euros. A leiloeira estima que poderá alcançar os 18 mil euros.

“Em ano de comemoração do bicentenário da Vista Alegre têm sido muitos os eventos, ações, publicações e peças especiais que celebram esta data tão importante. Nesse sentido, a realização de um leilão da Vista Alegre é fundamental para que esta celebração seja completa, e tendo já passado 13 anos desde que a marca realizou o último, este novo leilão reveste-se de um simbolismo ainda mais marcante”, explica a empresa.

Artigos relacionados