15 horas de trabalho no feminino: Parlamento Europeu alerta para a desigualdade de género
Sabia que, em média, as mulheres trabalham 15 horas diariamente? O número é apontado na mais recente campanha do Parlamento Europeu, desenvolvida a propósito do Dia da Mulher, que se assinala todos os anos a 8 de Março. Segundo este organismo, a justificação reside no facto de o sexo feminino continuar a ser responsável por grande parte das tarefas domésticas e de prestação de cuidados.
Para destacar o problema, o Parlamento Europeu apresenta um filme através do qual torna evidente o trabalho que as mulheres levam a cabo e que não é pago, a par de todas as responsabilidade que, regra geral, recaem sobre as mulheres no dia-a-dia: em grande parte dos casos, são elas que cuidam da casa, limpam, cozinham e tomam conta dos filhos.
De acordo com a mesma entidade governamental, a desigualdade de género aumentou com a chegada da pandemia e dos períodos de confinamento. Além disso, grande parte das pessoas que auferem o salário mínimo nos Estados-membros da União Europeia corresponde a mulheres, especialmente no sector da saúde.
Perante este cenário, o Parlamento Europeu convida a população a olhar para aquilo que tendemos a não ver, promovendo a igualdado de género: