10 dicas para tornar o site ou app do seu negócio user-friendly

UX Design pode ser o segredo para garantir e reter a atenção de clientes que se cruzem com o website ou com a aplicação móvel de uma empresa ou marca. O caminho é apontado pela escola de tecnologia Ironhack, que sublinha ainda a importância de conhecer o público-alvo, evitar o scroll excessivo de páginas e ter uma navegação fácil, por exemplo.

Tudo isto está relacionado com a experiência do utilizador, trabalhada precisamente através do UX Design – área que, de acordo com a Ironhack, regista um elevado crescimento em termos de progressão de carreira.

«Durante o último ano, a área de UX Design tornou-se cada vez mais relevante para dar resposta ao crescimento acelerado do número de websites e lojas online criados pelas empresas em tempo de pandemia. Não é por acaso que o LinkedIn destacou esta área como uma das top 20 competências a aprender em 2020», conta Munique Martins, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack.

É com este cenário em mente que a Ironhack partilha 10 dicas para as empresas usarem o UX Design da melhor forma tendo em vista uma melhor experiência do utilizador:

  1. Conhecer o utilizador – A primeira etapa é conhecer o consumidor que frequenta o website ou aplicação da empresa. Com esta análise, é possível determinar as melhores estratégias para garantir uma boa experiência directamente com o canal e a marca. Compreender, por exemplo, quais são os seus objectivos e interesses, que dispositivos utilizam (desktop ou mobile) e que sites concorrentes visitam;
  2. Testar a usabilidade enquanto utilizador – Para criar uma boa experiência no website ou aplicação, é essencial pensar como um utilizador. Considerar que alterações podem ser feitas para criar o melhor design possível, testando diferentes layouts e designs, ajuda significativamente o processo de optimização;
  3. Menos é mais – Diminuir a quantidade de informação apresentada, o número de elementos e encurtar os textos são estratégias que facilitam os objectivos do utilizador ao visitar o site ou aplicação da empresa. Menos elementos inúteis, mais foco no que realmente é importante para o utilizador;
  4. Evitar o scroll de página excessivo – No geral, os utilizadores não gostam de fazer demasiado scroll numa página até encontrarem o que precisam. É importante manter cada página curta e com informação directa. Uma das soluções é criar secções/menus de divisão de informação;
  5. Consistência e coerência – O layout do website/aplicação tem de ser simples e coerente com a marca que representa. A identidade visual da marca tem de ser a mesma digitalmente, por isso tornar o site intuitivo e consistente é regra na utilização de UX Design;
  6. Navegação fácil – A navegação entre páginas deve ser fluída e intuitiva. Todas as informações devem ter um acesso fácil, sendo que os menus têm de estar bem ordenados e estruturados. Se o cliente não encontra o que procura, irá sentir-se perdido e abandonará a página, portanto, é essencial não complicar;
  7. Ser mobile-friendly – O website deve proporcionar uma excelente experiência ao utilizador, independentemente do tipo de dispositivo que utiliza, seja um computador ou smartphone. Como tal, o website deve ser adaptado para que, quando seja feito o acesso através de um dispositivo móvel, se adeque ao tamanho do ecrã, evitando o modelo desktop para esses dispositivos;
  8. Boas imagens valem mais do que mil palavras – A utilização de boas imagens no website/aplicação pode melhorar consideravelmente o nível de interacção, assim como imagens com baixa definição podem prejudicá-lo. O excesso de imagens, o tamanho, a qualidade e a relevância/coerência com a marca devem ser considerados;
  9. Usar chamadas de atenção – As chamadas de atenção (calls to action) facilitam bastante a navegação. As informações que devem ter mais atenção do consumidor devem ser as que mais se destacam na página;
  10. Prevenir erros – Um projecto de UX Design eficaz diminui os custos no desenvolvimento de um website ou aplicação. Melhorar ou reconstruir estes canais após o lançamento vai custar tempo e dinheiro, por isso é importante passarem por diversos testes iniciais para evitar estes custos adicionais.
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