Zynga aventura-se fora do Facebook
A companhia de jogos online Zynga, que desenvolveu o FarmVille, anunciou que vai lançar a sua própria plataforma online, numa tentativa de reduzir a sua dependência em relação à rede social Facebook.
De acordo com a Zynga, o domínio Zynga.com vai, até ao final do mês, albergar cinco dos maiores sucessos da empresa norte-americana na área do social gaming: CityVille, CastleVille, Hidden Chronicles, Poker e Words with Friends.
A plataforma vai contar com jogos desenvolvidos por outras empresas, ainda que a Zynga não tenha confirmado se vai cobrar uma percentagem de 30% sobre as receitas de “bens virtuais” (compra de itens adicionais para os jogos online), à semelhança do que faz o Facebook.
“Penso que este é um passo importante para nós. Já fizemos alguns dos maiores jogos de sempre e agora este passo leva-nos a uma outra direcção, onde deixamos de ser apenas uma companhia de jogos, para sermos uma companhia de plataforma”, afirma John Schappert, chief operating officer da Zynga, citado pelo Financial Times.
A Zynga detém os cinco jogos mais jogados no Facebook, e tem mais de 240 milhões de jogadores activos por mês, de acordo com o Financial Times. Apesar de lançar a sua própria plataforma online, a empresa sediada em São Francisco, Califórnia, vai manter o sistema de pagamento de bens virtais no Facebook.
Em Dezembro passado, a Zynga estava avaliada em 7 mil milhões de dólares (aproximadamente 5,3 mil milhões de euros) no índice tecnológico Nasdaq, segundo o site da Marketing Magazine.