Zurich: A poderosa experiência dos colaboradores
Que a preocupação com o bem-estar e saúde mental dos colaboradores é fundamental para as organizações prosperarem é ponto assente. A diferença está na forma como as pessoas sentem que as suas emoções, preocupações e necessidades são cuidadas, ouvidas e consideradas. Foi para responder a esta ambição que a Zurich traçou a Jornada de Saúde Mental e Bem-Estar. Tudo começou em 2016 – bem antes de eclodir a pandemia da Covid-19 –, com o lançamento do Programa de Apoio ao Colaborador (PAC), que é extensível aos elementos do agregado familiar dos colaboradores e que dá apoio em três vertentes: pessoal, jurídica e financeira.
O objectivo desta jornada consistia em potenciar experiências positivas entre os colaboradores e a Zurich, garantindo o seu bem-estar e felicidade. Partiu-se de uma avaliação dos riscos psicossociais no local de trabalho e, posteriormente, criou-se um plano de actuação. É nesse sentido que, entretanto, têm surgido vários projectos como o #BeHealthy, #BeBalanced, #BeConnected e a app LiveWell.
O #BeHealthy – Programa de Bem-Estar e Felicidade da Zurich – surgiu em 2019, assente na implementação de ginástica laboral, quick massage e distribuição de fruta nos escritórios do segurador. Já o #BeBalanced, em português “Sê Equilibrado”, implementado no início de 2020, pouco tempo antes da pandemia, contemplou a implementação de quatro medidas: política parental, com uma licença de maternidade/paternidade mais flexível para os colaboradores, flexwork, tolerância de ponto no dia do aniversário dos colaboradores e flexibilidade de horário nos primeiros dias de aulas dos filhos. Dotando as equipas de maior autonomia e flexibilidade, foi possível promover um ambiente de trabalho mais ágil e colaborativo e, assim, proporcionar um maior equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional dos colaboradores.
Com o deflagrar da pandemia e a consequente alteração das condições de trabalho, tornou-se necessário, e urgente, cuidar do equilíbrio físico e emocional dos colaboradores, reforçando a cultura de proximidade, ainda que virtual. É assim que surge o #BeConnected, em português “Estejam Ligados”, em 2020, que provou como é possível trabalhar remotamente, mantendo a ligação com a empresa e as equipas de trabalho. O programa contemplou formações para o desenvolvimento de competências adaptadas às novas formas de trabalho e apoio ao nível da saúde e do bem-estar.
As anteriores sessões presenciais do #BeHealthy passaram, durante a pandemia e ainda se mantêm, para o ecrã do computador. “Mindfulness”, “pilates”, “treino funcional”, ou “estratégias de automotivação em tempos de contingência” foram alguns dos temas dos webinars a que os colaboradores, e as suas famílias, puderam assistir.
A app LiveWell surge como mais um projecto – o mais recente, lançado em Maio de 2022 – integrante da Jornada de Saúde Mental e Bem-Estar. Consiste numa aplicação para colaboradores que visa promover um estilo de vida saudável e alertar para a importância da vida activa. «A app inspira as nossas pessoas para uma jornada de bem-estar e felicidade, incentivando- as a monitorizarem as suas actividades – sejam os passos diários, o exercício físico, as horas de sono ou o tempo de meditação – e, assim, sentirem-se energizadas para realizar mudanças positivas no seu estilo de vida», explica Nuno Oliveira, director de Recursos Humanos da Zurich em Portugal.
A LiveWell também disponibiliza dicas e conteúdos personalizados de acordo com os objectivos de saúde e os principais interesses de cada perfil, reforçando o bem-estar holístico dos utilizadores. Permite a realização de avaliações ao nível da saúde física, mental, social e financeira e, no final, os colaboradores acedem a recomendações de especialistas da Organização Mundial da Saúde, que desenvolveram os conteúdos da app.
A PAIXÃO PELO PROPÓSITO ORGANIZACIONAL
Criar experiências emocionalmente positivas com a organização implica saber o que os colaboradores pensam e sentem em cada ponto de contacto da sua jornada com a empresa. E a consequência é mensurável: ganha a reputação da organização, que é construída de dentro para fora, pelo impacto que a experiência dos colaboradores tem na produtividade, na atracção e retenção de talento, na saúde do ambiente de trabalho, na diminuição da rotatividade, na satisfação dos clientes e no desempenho organizacional no geral.
Trabalhar a experiência dos colaboradores permite que se apaixonem pelo seu trabalho e que encontrem um propósito e um significado nas suas tarefas e projectos, que faz sentido para eles. As equipas têm maior liberdade para a geração de ideias e maior autonomia para a tomada de decisão, o que se reflecte em resultados mais produtivos, e positivos, para o negócio.
Por outro lado, ouvir os colaboradores e conhecer as suas preocupações e anseios traduz-se numa força de trabalho mais comprometida. A fórmula desta estratégia não pode deixar de fazer parte uma liderança que cuida, que sabe como as suas pessoas e a sua equipa se sentem e que actua sobre as questões de trabalho que afectam o seu bem-estar.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA
Ligar pessoas. Este é um dos desígnios da comunicação interna numa organização. A promoção de um ambiente de trabalho seguro, positivo e equilibrado, com foco no bem-estar, segurança, saúde emocional e qualidade de vida dos colaboradores permite que se sintam integrados, ouvidos, apoiados – e estimulados por líderes que promovem feedback contínuo e oportunidades de crescimento. A comunicação interna, ao incentivar esta cultura organizacional, promove a originalidade, o compromisso e a integração, factores que influenciam a experiência.
Também o sentimento de pertença e a satisfação são outras importantes vertentes que fazem parte do caminho que a comunicação interna percorre. E foi assim que surgiu o #ZurichPeople: um projecto interno que começou por ser lançado no Workplace by Facebook, a rede social interna da Zurich, aberta apenas a colaboradores. O #ZurichPeople explora o lado mais pessoal dos colaboradores, revelando, na primeira pessoa, os hobbies que ocupam os seus tempos livres, as dicas e estratégias que implementam para manter a saúde mental, a experiência de trabalho e as mais-valias, para a sua vida, da utilização do novo edifício-sede e adaptação ao modelo de trabalho híbrido.
O projecto #ZurichPeople cresceu tanto que passou para as redes sociais externas, apresentando o mote “as pessoas que dão vida à marca Zurich”. Rapidamente as estatísticas revelaram que são estas as publicações com maior sucesso junto das comunidades online. Estes testemunhos dos colaboradores têm a faculdade de cultivar o seu orgulho na Zurich, mas também de cimentar externamente a reputação organizacional.
Dos riscos psicossociais aos vários projectos implementados no âmbito da Jornada de Saúde Mental e Bem-Estar, a Zurich está focada em ter colaboradores felizes. Quanto mais felizes e bem consigo próprios estiverem os colaboradores, mais produtivos e melhores profissionais serão. Esta felicidade pessoal e colectiva tem um impacto muito grande na notoriedade, credibilidade e reputação da marca.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.