Zippy reforça no Cáucaso
Nos próximos quatro anos a Sonae vai ter a sua presença alargada no Cáucaso através da sua marca de vestuário infantil Zippy. Geórgia, Arménia e Azerbeijão são os mercados onde a insígnia vai entrar.
Do plano de expansão faz parte a abertura de cinco lojas Zippy. Como adiantou em comunicado a cadeia do grupo de Belmiro de Azevedo, a primeira unidade será inaugurada este ano, no Azerbeijão. Por revelar ficaram, no entanto, dados de investimento.
A Zippy entrará nestes mercados através de uma estratégia de “capital light”, como o próprio grupo a define, uma vez que a Sonae alargou o acordo de franchising que já existia para a região do Médio Oriente com o grupo Fawaz Alhokair.
Em comunicado Miguel Mota Freitas, presidente executivo da Sonae SR, afirmou que a expansão da unidade de retalho especializado na comunidade de Estados independentes se enquadra na estratégia de internacionalização da Sonae. O grupo, continuou, «aproveita as marcas distintivas desenvolvidas pelo grupo em Portugal e que apresentam vantagens competitivas noutros mercados face aos concorrentes já instalados».
Como garantiu o responsável da Sonae SR na mesma nota, a aposta no mercado do Cáucaso permitirá ao grupo reforçar progressivamente as receitas internacionais, ao mesmo tempo que beneficia da «exposição a mercados em desenvolvimento com maiores níveis de crescimento económico».