Zippy: «É possível celebrar a união familiar sem comprometer a expressão única de cada indivíduo»
“It’s Christmas, Rise Together” é a campanha que nesta época natalícia está a ajudar a Zippy a promover o sentimento de pertença das crianças, sem esquecer a importância da individualidade. Desenvolvida com o apoio do professor de pediatria e de saúde pública Mário Cordeiro, a campanha de Natal deste ano pretende também reforçar o posicionamento e propósito da Zippy como marca atenta às famílias, à felicidade e desenvolvimento das crianças.
E numa altura em que as famílias estão mais sensibilizadas para o diálogo e para momentos emocionais, a Zippy e Fundação do Gil juntaram-se, com o apoio da Note, e desenvolveram o jogo solidário de cartas “O Oceano das Emoções”.
Perceba como estas acções dão seguimento ao compromisso “We Go Together” da marca, acompanhando a conversa com Filipa Bello, head of Brand & Creative da Zippy.
Porque é que a Zippy sentiu que, este ano, o foco do Natal deveria estar na saúde mental e na auto-estima das crianças?
O enfoque da Zippy na saúde mental e na autoestima das crianças neste Natal decorre do reconhecimento do papel central que esta época desempenha na vida familiar. Ao concentrarmo-nos no crescimento e autoconhecimento das crianças, realçamos valores fundamentais, como o sentido de pertença e o respeito pela individualidade. Estes valores não só são essenciais para o desenvolvimento infantil, mas também desempenham um papel crucial na preservação da saúde mental e no fomento da autoestima.
A escolha do mote “It’s Christmas, Rise Together” destaca a importância de crescer e aprender em conjunto, não apenas como família, mas como comunidade. Queremos transmitir a mensagem de que, durante esta época, todos têm a oportunidade de se elevar, conhecer-se melhor, fortalecer laços e crescer não só como indivíduos, mas como membros de um coletivo, seja ele a família, os amigos ou qualquer outro grupo.
O facto de haver outras marcas, nomeadamente globais com forte presença no País, com a comunicação focada nestas temáticas não confunde os consumidores?
Compreendemos a relevância das preocupações partilhadas por outras marcas globais e reconhecemos que estas temáticas são cada vez mais pertinentes. No entanto, acreditamos que a singularidade da nossa abordagem, expressa através do tema “It’s Christmas, Rise Together”, permite-nos destacar no mercado. Desde o início, procuramos focar-nos no equilíbrio do binómio entre pertença e individualidade, sublinhando que é possível celebrar a união familiar sem comprometer a expressão única de cada indivíduo.
Esta dualidade não só reflecte a diversidade das experiências natalícias, mas também representa a nossa dedicação em criar um espaço onde cada criança se sinta reconhecida e valorizada, sem perder a ligação vital com a comunidade que a rodeia. Acreditamos que esta abordagem equilibrada não apenas reforça a singularidade da marca Zippy, mas também oferece aos consumidores uma narrativa mais completa e enriquecedora desde o primeiro contacto com a nossa campanha.
Porquê a escolha do pediatra Mário Cordeiro para trabalhar com a Zippy neste Natal? O que é que aporta à marca?
A escolha do Dr. Mário Cordeiro para colaborar na nossa campanha de Natal tem raízes na experiência positiva anterior ao trabalharmos juntos durante a campanha de Back To School. Durante essa colaboração inicial, exploramos o tema da autonomia e a resposta foi extremamente positiva, tanto do público quanto do Dr. Mário Cordeiro, que é um médico pediatra e uma autoridade respeitada em assuntos relacionados às crianças e à infância.
A decisão de voltar a colaborar com o Dr. Mário Cordeiro baseia-se na sua capacidade única de trazer uma dimensão de credibilidade e confiança ao nosso projecto. Ele não apenas possui um profundo conhecimento em questões médicas e psicológicas relacionadas à infância, enriquecendo as mensagens das nossas campanhas, como também é um autor e comunicador excepcional. A sua capacidade de explicar temas complexos de forma acessível e envolvente é inestimável.
Assim, a parceria com o Dr. Mário Cordeiro não apenas reforça a credibilidade da marca, mas também adiciona uma camada valiosa à experiência que desejamos proporcionar aos nossos consumidores durante a temporada de Natal.
Esta não é a primeira vez que a Zippy dá a mão à Fundação do Gil (recordo a Colecção Imaginária). Porque é que continua a fazer sentido esta ligação?
Efectivamente, esta não é a primeira parceria que estabelecemos com Fundação do Gil. A colaboração teve início quando a Patrícia [Boura, presidente da Fundação do Gil] nos apresentou o projecto da Clínica, que ainda era apenas um sonho. Naquela fase inicial, não existia um projecto formalizado nem planos estruturados; existia apenas uma grande vontade de fazer a diferença e tornar essa visão uma realidade – daqui surgiu a Coleção Imaginária.
A continuidade desta ligação é justificada pela nossa crença no impacto positivo e transformador da Clínica do Gil na vida das crianças. Mais do que uma simples parceria, é um compromisso contínuo de contribuir para esta causa tão significativa.
Faz-nos tanto sentido esta parceria que, este Natal, voltámos a colaborar com a Fundação e desenvolvemos o jogo “O Oceano das Emoções“, composto por cartas de conversação que visam promover e simplificar diálogos sobre emoções e desafios do dia-a-dia em família. Através de perguntas e ilustrações apelativas, crianças, jovens e adultos ver-se-ão estimulados a falar abertamente dos seus sentimentos e preocupações, de forma descontraída.
Importante também referir que como já habitual a parceria é de carácter exclusivamente social, com o único objectivo de venda de angariar fundos que serão integralmente doados à Clínica do Gil.
De que maneira estas acções dão seguimento ao compromisso “We Go Together” da marca?
Estas ações reflectem de forma directa e consistente o compromisso “We Go Together” da marca. Ao promover a campanha “It’s Christmas, Rise Together” e colaborar com a Fundação do Gil no desenvolvimento do jogo “O Oceano das Emoções”, estamos activamente a desempenhar o nosso papel como parceiros das famílias. A assinatura “We Go Together”, que realça o caminho lado a lado que nos comprometemos ter com as famílias, está integrada em cada iniciativa, procurando fortalecer os laços familiares e, nesta campanha em específico, trabalhar o binómio do equilíbrio entre pertença e individualidade.
Estas acções práticas não só criam um ambiente propício para o crescimento e aprendizagem conjunta, como também ilustram a nossa convicção de que, ao unirmos esforços, podemos ter um impacto positivo e duradouro na vida das famílias.