Já conhece o robô português que elimina vírus e bactérias através de raios UV?
A Covid-19 trouxe uma maior preocupação com a limpeza e desinfecção, especialmente de espaços públicos. Como resposta, o consórcio que junta a IBERLIM, especializada na área de limpezas profissionais, e a JPM Industry, empresa com destaque mundial em intralogística, trouxe ao mercado português o Zhello – um robô que desinfecta através de raios ultra-violeta.
Esta solução tecnológica destina-se principalmente a hospitais, clínicas e escolas, passando ainda por hotéis, transportes públicos, escritórios ou armazéns. Através de uma torre ajustável, composta por lâmpadas UV-C, os espaços são desinfectados sem ser necessário recorrer a produtos químicos.
De acordo com o site oficial, o Zhello promete dar “resposta às necessidades mundiais de prevenção de infecções”, promovendo o “bem-estar de pessoas, pacientes e instalações/edifícios”. O tipo de radiação utilizado nas lâmpadas ultra-violeta (UV-C) leva à destruição dos micro-organismos, como bactérias e vírus, prevenindo e reduzindo a sua transmissão. Com uma interface inteligente, que permite o agendamento de tarefas e o seu desempenho à distância, este robô permite ainda uma optimização de recursos e uma redução de custos.
A agência White Way é a responsável pelo desenvolvimento da marca, que «reflecte o cuidado e inovação inerentes à [sua] natureza, enquanto simultaneamente trazem uma conotação friendly sem perder a Portugalidade», refere Filipa Montalvão, partner da agência.
A White desenvolveu também o universo de marca e comunicação, bem como microsite e vídeo de apresentação do Zhello. A Bloomcast Consulting, por seu turno, assina a estratégia de presença mediática. No total, o projecto envolveu cerca de 30 pessoas e representa um investimento de meio milhão de euros.