Zeiss mostra que é mais do que lentes para óculos e instala sistema de projecção no Planetário
O Planetário de Lisboa reabriu portas depois de encerrar para remodelações e volta agora com um sistema de projecção Zeiss Velvet LED, que permite projecções digitais de corpos celestes, órbitas planetárias e nebulosas, sempre na posição certa no céu nocturno.
Através de oito projectores com esta tecnologia, as estrelas, os vídeos e a imagem em 360 graus serão um só, ao conjugar sistemas analógicos de projecção de estrelas e imagens digitais. Esta solução permite também aos operadores do Planetário manusearem com facilidade um programa de visualização astronómica.
Além da nova instalação, o sistema de projecção Zeiss Velvet LED, o projector Zeiss Universarium modelo IX do Planetário, em uso desde 2005, foi objecto de revisão completa, proporcionando estrelas mais brilhantes.
«Embora a astronomia seja o foco principal, agora também ofereceremos aos visitantes espectáculos e apresentações de outras disciplinas como Biologia, Desporto e História, além de apresentações musicais», acrescenta, em comunicado, o Comandante João Silva Ramos, director do Planetário.