Zara lança colecção solidária em homenagem ao fotógrafo Peter Lindbergh
Pela primeira vez, a Zara desenvolveu uma colecção de homenagem. Nesta edição de estreia, o tributo aponta ao fotógrafo Peter Lindbergh, que fotografou nomes como Kate Moss, Amber Valletta, Linda Evangelista, Helena Christensen ou Lyonnes Koester. E são, aliás, as imagens a preto e branco destas mulheres que surgem em destaque neste projecto.
Com curadoria de Fabien Baron, director criativo e amigo de Peter Lindbergh, a colecção chega em edição limitada e com uma vertente solidária: 100% dos fundos angariados serão doados à instituição The Franca Fund – criada em honra de Franca Sozzani, antida editora da Vogue Itália.
Segundo a Zara, esta organização apoia trabalhos na área da genética preventiva, nomeadamente o BabySeq, projecto global de sequenciação de genomas. O objectivo é acelerar a medicina preventiva e desenvolver a abordagem a disparidades raciais no campo da genética.
«Peter e Franca foram, cada um à sua maneira, verdadeiras lendas na indústria e os responsáveis por algumas das imagens de moda mais icónicas criadas nas últimas décadas. A sua parceria criativa baseou-se na confiança e excelência e desafiou sempre o status quo. As palavras não são suficientes para expressar as saudades que tenho de ambos e sinto-me honrado, pois este projecto pode dar a conhecer o seu trabalho a um novo público e, simultaneamente, ajudar a abordar os desafios sociais que envolveram de forma especialmente apaixonada a Franca», comenta Fabien Baron, em comunicado.
As t-shirts desta colecção de homenagem a Peter Lindbergh chegam numa caixa reutilizável, desenhada à medida. Todos os modelos já podem ser encontrados no site da Zara, por 25,95 euros.