Yves Rocher procura ideias femininas para proteger o ambiente
Arrancam, hoje, as candidaturas para a 8ª edição do prémio “Terre de Femmes”. A iniciativa promovida pela Fundação Yves Rocher está, mais uma vez, à procura de mulheres “eco-empreendedoras” com projectos relacionados com o ambiente.
As inscrições estão abertas até 30 de Setembro e, desta vez, há um novo grupo possível de candidatos. É que a competição deste ano tem as portas abertas também para ideias com origem em “entidades com um objecto comercial, desde que possuam um alcance social e ambiental”, como explica a organização em comunicado. Até aqui, apenas projectos desenvolvidos de forma independente e/ou através de uma estrutura sem fins lucrativos podiam participar.
As candidaturas devem ser submetidas por mulheres com idade igual ou superior a 18 anos através de carta ou email. A vencedora do prémio “Terre de Femmes” receberá 10 mil euros e terá a oportunidade de participar no Grande Prémio Internacional – aqui poderá ganhar mais 10 mil euros – e ainda no Prémio Internacional do Público, com votação online. Ainda na edição portuguesa, a Fundação Yves Rocher vai premiar com três mil euros um projecto que seja reconhecido pelo júri com uma menção especial.
Na lista de países que podem participar consta um novo nome: Itália, que se junta a Portugal, França, Alemanha, Suíça, Rússia, Marrocos, Ucrânia, México e Turquia. Por terras lusas, a iniciativa conta com representantes da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e Instituto de Ciências Sociais da Universidade e Lisboa (ICS-UL).