YouTube lança princípios de IA e incubadora com o Universal Music Group

O YouTube anunciou o seu primeiro conjunto de princípios de Inteligência Artificial para a Música e revelou o lançamento do YouTube Music AI Incubator, dando o pontapé de saída com os artistas, compositores e produtores do Universal Music Group.

Estes princípios, de acordo com as plataformas envolvidas, “estão enraizados no seu compromisso de colaborar com a indústria da música juntamente com inovação ousada e responsável”. São eles, conforme revela o CEO do YouTube, Neal Mohan, em comunicado:

A IA chegou e vamos adoptá-la com responsabilidade juntamente com os nossos parceiros musicais. À medida que a IA generativa revela novas formas ambiciosas de criatividade, o YouTube e os parceiros na indústria da música concordam em desenvolver a nossa longa história colaborativa e abraçar de forma responsável este campo em rápido avanço. O nosso objetivo é estabelecer uma parceria com a indústria da música para capacitar a criatividade de uma forma que melhore a nossa busca conjunta por uma inovação responsável.

A IA está a inaugurar uma nova era de expressão criativa, mas deve incluir protecções apropriadas e abrir oportunidades para os parceiros musicais que decidirem participar. Estamos a continuar a trilhar um caminho poderoso no que diz respeito à protecção do trabalho criativo dos artistas no YouTube. Ao longo dos anos fizemos grandes investimentos nos sistemas que ajudam a equilibrar os interesses dos detentores dos direitos de autor com os interesses da comunidade criativa do YouTube.

Desenvolvemos uma organização líder da indústria no que diz respeito à confiança, à segurança e às políticas de conteúdo. Vamos expandi-las de modo a enfrentar os desafios da IA. Passámos anos a investir em políticas e em equipas de confiança e de segurança que ajudam a proteger a comunidade do YouTube e também estamos a aplicar estas salvaguardas ao conteúdo gerado através da IA. Os sistemas generativos de IA podem ampliar os desafios actuais, como o abuso de marcas registadas e direitos de autor, desinformação, spam e muito mais. Mas a IA também pode ser usada para identificar este tipo de conteúdo e vamos continuar a investir na tecnologia baseada em IA que nos ajude a proteger a nossa comunidade de espectadores, criadores, artistas e compositores, desde o Content ID até às políticas e detecção e sistemas de fiscalização que mantêm a nossa plataforma segura nos bastidores.

No que diz respeito ao YouTube Music AI Incubator, este pograma vai juntar “alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da actualidade” para ajudar a veicular a abordagem do YouTube à IA generativa na música. O grupo inclui Anitta, Björn Ulvaeus, d4vd, Don Was, Juanes, Louis Bell, Max Richter, Rodney Jerkins, Rosanne Cash, Ryan Tedder, Yo Gotti, e o Espólio de Frank Sinatra, entre outros.

Artigos relacionados