YouTube gera 50 milhões de euros para o PIB nacional e 3900 postos de trabalho
O YouTube contribuiu com 50 milhões de euros para o Produto Interno Bruto português (PIB) em 2020. A conclusão é do estudo “Da oportunidade ao impacto: avaliação dos benefícios económicos, sociais e culturais do YouTube em Portugal” desenvolvido pela consultora independente Oxford Economics.
Os dados revelam também que a plataforma pertencente à Google criou um total de 3900 postos de trabalho full time no País. Para 57% dos criadores portugueses entrevistados, o YouTube proporciona-lhes a oportunidade de criar conteúdo e ganhar dinheiro que não poderiam obter dos media tradicionais.
Os criadores no YouTube, sejam eles empreendedores criativos independentes, empresas de media ou empresas do sector da música, obtêm receitas directamente do YouTube, seja através da publicidade ou taxas de licenciamento. Estes pagamentos representam não só um benefício imediato para os criadores, como têm também um efeito multiplicador e de maior alcance. Permitem que os criadores possam comprar a empresas locais e nacionais mais e/ou novos equipamentos, assim como o material necessário para a produção dos seus vídeos e até contratarem talento local para tarefas como edição, produção, iluminação ou som para os seus vídeos que serão depois consumidos em Portugal e internacionalmente.
De acordo com a Oxford Economics, 72% dos empreendedores criativos diz que o YouTube os ajuda a exportar os seus conteúdos para audiências internacionais que de outro modo não teriam acesso. Em Portugal, 80% dos criadores de conteúdos concorda que o acesso a audiências fora de Portugal é essencial para a sustentabilidade do seu canal até porque 50% do tempo de visualização de conteúdo produzido por canais em Portugal vem de audiências fora do País.