YouTube facilita venda de merchandising

O YouTube juntou-se à Teespring para garantir que os youtubers – incluindo os portugueses – têm cada vez mais e melhores ferramentas para venderem merchandising nos seus canais. Dedicada apenas a youtubers qualificados, a novidade permite que os criadores adicionem às suas páginas um ponto de venda que funciona como uma montra dos produtos que têm para vender.

Segundo o YouTube, esta solução funciona tanto em dispositivos móveis como em desktop e permite que os potenciais compradores naveguem pelas diferentes opções de merchandising sem saírem da página. T-shirts, malas, capas de telefone e canecas são alguns dos produtos que podem ser adicionados à prateleira virtual de cada youtuber.

Nos Estados Unidos da América, primeiro país a testar a funcionalidade, as receitas referentes a merchandising subiram 21% desde que a novidade foi implementada. Além de Portugal, também França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Reino Unido são contemplados pela expansão da parceria que une YouTube e Teespring.

«Estamos entusiasmados por disponibilizar a montra de merchandising a mais criadores e fãs. Esta é uma das partes do nosso grande esforço para diversificar os fluxos de receitas dos criadores, tornando a criação de conteúdo no YouTube uma oportunidade de negócio sustentável», explica Sarah Clatterbuck, director of YouTube Alternative Monetisation Engineering.

Artigos relacionados