YouTube e TikTok são as app mais usadas pelas crianças em Portugal
Um estudo da Kaspersky mostra que YouTube (29,6%) e TikTok (18,17%) são as aplicações mais usadas pelas crianças em Portugal. Olhando para o período do Verão, entre Junho e Agosto deste ano, verifica-se que o TikTok conseguiu mesmo superar o WhatsApp (12,71%) na lista que indica o tempo despendido nas apps.
Também o Instagram (4,87%) viu a popularidade entre as gerações mais jovens descer significativamente. Entre as plataformas mais de nicho, verificou-se uma quebra junto das apps da Eurovisão e Brawl Stars, por exemplo.
O estudo tem por base os dados anónimos disponibilizados voluntariamente pelos utilizadores da solução Kaspersky Safe Kids e dizem respeito a pesquisas feitas, aplicações mais populares em Android e categorias dentro dos websites.
Em Portugal, os conteúdos relacionados com software, áudio e vídeo representaram quase metade das visitas a websites (42,9%), no período em análise. Seguiram-se as compras online (21,55%) e os videojogos (17,55%).
Quais são os conteúdos vencedores?
A nível mundial, os vídeos e o YouTube apresentam-se como os conteúdos preferidos das crianças, em particular as pesquisas relacionadas com videojogos (32,3%).
«A investigação evidencia que as crianças não mudam as suas preferências com frequência e continuam a ver o mesmo tipo de conteúdo, mesmo que os protagonistas se alterem», afirma Anna Larkina, especialista em análise de conteúdo web da Kaspersky.
«Por exemplo, os artistas de rock italianos Maneskin substituíram os BTS e o jogo Friday Night Funkin’ superou o Among Us. Os números revelam também que a música interessa mais às crianças do que os desportos, hoje em dia. Nem mesmo eventos mundiais como o Euro 2020 ou os Jogos Olímpicos de Tóquio conseguiram captar a sua atenção», acrescenta.