YouTube e SPA assinam acordo para a música
O YouTube e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) assinaram um acordo que prevê estimular a criação de música portuguesa e encorajar a presença dos músicos locais no YouTube. O acordo de licenciamento permitirá aos criadores de música, compositores e autores portugueses e internacionais adquirir rendimentos em Portugal através do YouTube.
A SPA esclarece em comunicado que “vídeos com trabalhos de detentores de direitos representados pela SPA serão, a partir de agora, pagos em Portugal, sendo que os titulares desses direitos irão receber uma comissão pela disponibilização dos seus vídeos na plataforma”. As receitas serão geradas quando os anúncios são exibidos em vídeos de parceiros do YouTube
«Estamos extremamente satisfeitos com um acordo com a SPA e os seus artistas musicais. Este acordo irá promover a criação de música portuguesa e permitir aos artistas, compositores e autores receberem rendimentos pelos seus vídeos no YouTube», afirma Christophe Muller, director de Parcerias Globais de Música do YouTube.
«Chegar a um acordo com o YouTube é um marco que cria novas oportunidades para os nossos detentores de direitos», refere, por seu lado, José Jorge Letria, presidente do Conselho e CEO da SPA.