YouTube detecta automaticamente 94% dos conteúdos inapropriados
Desde 2018, quando o YouTube lançou o seu primeiro Relatório de Aplicação das Regras da Comunidade, foram removidos mais de 83 milhões de vídeos e sete mil milhões de comentários. Actualmente, grande parte dos conteúdos são removidos automaticamente graças a tecnologias como machine learning: segundo a plataforma de vídeo da Google, já é possível detectar automaticamente 94% do total de conteúdos inapropriados carregados pelos utilizadores. Além disso, 75% dos vídeos são removidos antes de terem 10 visualizações.
Hoje, o YouTube anuncia ainda que desenvolveu uma nova ferramenta que promete maior transparência relativamente à eficácia dos sistemas de detecção. Chama-se Taxa de Visualização de Conteúdo Inadequado (VVR) e ajuda a determinar a percentagem de visualizações no YouTube referentes a vídeos que violam as suas políticas.
Segundo o YouTube, esta métrica é usada desde 2017, mas só agora serão revelados os seus resultados. Em traços gerais, à medida que a plataforma aumenta o investimento em profissionais e em tecnologia, verifica-se uma quebra na VRR.
A taxa VVR mais recente está entre 0,16% e 0,18%, o que significa que “a cada 10.000 visualizações no YouTube, 16 a 18 das mesmas são de vídeos que violam as suas políticas”. Trata-se de um resultado 70% inferior ao registado no mesmo trimestre de 2017.