YouTube declara guerra ao clickbait com mudança que começa na Índia mas promete expandir-se

As thumbnails no YouTube desempenham o papel equivalente aos cartazes de cinema. São projetadas para captar a atenção do utilizador entre centenas de recomendações de vídeos. No entanto, muitos já caíram no “isco” de clicar num vídeo atraídos por títulos chamativos e thumbnails atrativos, apenas para se decepcionarem com um conteúdo que nada tem a ver com o que foi prometido.

Agora, o YouTube anunciou um reforço na luta contra exemplos “graves” de clickbait, começando a mudança na Índia antes de se expandir para outros mercados nos próximos meses. Jack Malon, porta-voz da plataforma, afirmou ao The Verge que o objetivo é aplicar esta nova política de forma global, mas, numa fase inicial, os criadores de conteúdo não serão imediatamente penalizados. Ainda assim, qualquer vídeo que infrinja as regras será removido.

“Estamos a reforçar os nossos esforços para combater o clickbait grave no YouTube. Isto significa que planeamos aumentar a aplicação de medidas contra vídeos cujo título ou miniatura prometem algo que o vídeo não entrega”, anunciou a empresa. “Isto pode fazer com que os espectadores se sintam enganados, frustrados ou até mesmo induzidos em erro — especialmente em momentos em que recorrem ao YouTube para obter informações importantes ou oportunas.”

Exemplos de clickbait considerados graves incluem títulos como “O Presidente demitiu-se!” em vídeos que não abordam qualquer renúncia, ou thumbnails que indicam “As principais notícias políticas” associadas a vídeos sem conteúdo noticioso. Para ajudar os criadores, o YouTube estabeleceu uma definição relativamente restrita do que constitui clickbait, de forma a evitar que alguns criadores sejam apanhados de surpresa pelas novas regras.

“À medida que continuamos a educar os criadores, os nossos esforços de fiscalização irão priorizar os novos vídeos carregados daqui para a frente”, acrescentou o YouTube.

A questão de como lidar com a desinformação tem sido um desafio constante na internet. Nos últimos meses, o YouTube lançou outras iniciativas, incluindo uma funcionalidade semelhante às Community Notes do X (antigo Twitter), que permite aos utilizadores adicionar notas para corrigir informações incorretas.

Com esta medida, o YouTube procura reforçar a confiança dos utilizadores, especialmente numa era em que o consumo de informação digital exige maior responsabilidade por parte das plataformas.

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