YouTube aposta na televisão em França

A plataforma de partilha de vídeos YouTube, braço de negócio da gigante tecnológica Google, está a preparar-se para lançar em França, no próximo mês de Outubro, treze canais de televisão de acesso gratuito, segundo informações do diário “Le Figaro”, confirmadas pela AFP. Depois de ter estudado aquele mercado ao longo de vários meses e de ter analisado as últimas tendências televisivas, o site YouTube elegeu França como montra para arrancar com o seu primeiro grande projecto na Europa.

Como adianta o Expansión, cada um dos treze canais terá uma temática própria, abordando desde o entretenimento até programas clássicos, passando pela cultura e saúde, e até um canal dedicado à gastronomia. A vertente temática dos canais vai ao encontro da estratégia comercial do YouTube, que passa por segmentar a publicidade e dar aos anunciantes a possibilidade de se dirigir a públicos cada vez mais específicos, com determinados gostos e hábitos de consumo.

A empresa já seleccionou várias produtoras de televisão para o desenvolvimento de conteúdos, além de vários sites e agências de publicidade que participarão nos canais e poderão recorrer à publicidade dos diferentes programas. A produtora Endemol, a agência de imprensa Capa e sites como Au féminin.com são alguns dos nomes eleitos. Sabe-se já, também, que o website de partilha de vídeos vai integrar nos seus canais um elenco de actores de grande popularidade em França.

O investimento anual com que o Youtube trabalhará fica, no entanto, àquem daquele com que lidam os seus futuros concorrentes da indústria televisiva. Cada produtor cobrará um mínimo de 500 mil euros anuais, podendo alcançar um milhão, pela realização de 20 horas de programas novos por ano. Uma quantia equivalente ao custo de um “prime time” na TF1, o canal de maior audiência em França. Além disso, o Expansión realça que, caso as receitas publicitárias superem o mínimo garantido, a quantia obtida será repartida entre o editor do programa e a filial da Google.

Para garantir a exclusividade, a Google estipulará um período de tempo durante o qual os produtores não poderão comercializar noutros formatos os conteúdos criados para o YouTube.

Depois do êxito alcançado nos EUA,o YouTube começa a apostar em território europeu, onde conta já com projectos televisivos na Alemanha e no Reino Unido.

 
Artigos relacionados