Yolinda e Yogiro: os robôs que entregam snacks no novo hotel do Porto

No Yotel Porto – o primeiro hotel da marca na Península Ibérica –, é possível entrar e sair quase sem interagir com outro ser humano. Além de dispor de uma aplicação que permite fazer o check-in online, por exemplo, conta com dois robôs que apoiam o serviço de room service.

Chamam-se Yolinda e Yogiro e foram instalados e configurados pela Beltrão Coelho, parceira desta unidade hoteleira cujas portas abrem hoje pela primeira vez. Os robôs têm como função entregar snacks e bebidas nos quartos hóspedes, garantindo uma experiência segura e conveniente.

Os artigos desejados são colocados numa das gavetas e é digitado um código correspondente ao número da porta do quarto. Os robôs seguem, depois, pelo elevador até ao destino, iniciando entretanto uma chamada telefónica. Quando o hóspede atende, ouve uma mensagem que indica que o pedido chegou e que deve abrir a porta.

O robô detecta, então, a presença do hóspede e desbloqueia a gaveta onde está o snack solicitado, por exemplo. Assim que a entrega estiver concluída, o robô segue para o quarto seguinte ou retorna ao ponto inicial, caso não haja mais pedidos.

Segundo a Beltrão Coelho, tanto a Yolinda como o Yogiro estão preparados para interagir com os clientes e são um exemplo daquilo que a empresa acredita ser o futuro da robótica em Portugal, mas também no resto do Mundo.

“Com os robôs já presentes em várias áreas da nossa vida, tais como na vida doméstica, indústria, medicina ou na área militar, tem havido uma aposta no desenvolvimento de robôs que se relacionam com humanos, de entre os quais se destacam robôs para teleconferência, robôs para recepção e acompanhamento em eventos, robôs para transporte de objectos (como são o caso da Yolinda e do Yogiro)”, aponta a Beltrão Coelho em comunicado.

Artigos relacionados