Yahoo: Quebra nos lucros acentua dificuldades para nova CEO

Os lucros da Yahoo voltaram a recuar no segundo trimestre do ano, caindo 4% para 226,6 milhões de dólares (cerca de 185 milhões de euros), que compara com os 237 milhões acumulados no período homólogo. Os resultados comprovam as dificuldades que Marissa Mayer, que iniciou ontem funções como CEO da empresa, tem pela frente.

Entre Abril e Junho, as receitas da Yahoo diminuíram 1% para 1,2 mil milhões de dólares (979 milhões de euros), apesar da modesta melhoria nas receitas globais de publicidade na Internet, que subiram 1,5% em relação ao período homólogo para 473,4 milhões de dólares (386,7 milhões de euros), anunciou ontem a empresa, citada pela agência Bloomberg.

Em conferência de imprensa – à qual não compareceu a nova presidente executiva -, Tim Morse, chief financial officer da Yahoo, sublinhou que as receitas publicitárias na Internet ficaram acima do esperado pela maioria dos analistas. «Temos mais do que aquilo que precisamos para transformar esta companhia e colocá-la na rota de crescimento que pretendemos», afirmou Tim Morse, citado pelo Financial Times. «Temos a oportunidade de operar uma mudança extraordinária», vaticinou.

Ainda assim, a pesar negativamente na performance da empresa esteve a quebra das receitas publicitárias no seu motor de busca, bem como uma redução das vendas na Europa. Segundo o site da BBC, enquanto em 2009 a quota da Yahoo no mercado publicitário online dos Estados Unidos era de 15,7%, no ano passado esse valor ficava pelos 9,5%.

Uma das missões que Marissa Mayer, antiga vice-presidente da Google para os Serviços de Geolocalização, tem pela frente consiste em garantir que a Yahoo retoma o crescimento, depois de três anos de prejuízos e de instabilidade administrativa já que Mayer é a quinta presidente executiva da Yahoo em apenas três anos. A nova CEO, que abandonou uma carreira de 13 anos na Google, onde foi responsável por alguns dos produtos de maior sucesso da gigante tecnológica, como Gmail, Google News e Google Images, já afirmou que o caminho para a revitalização da empresa passa por uma maior aposta na inovação.

De acordo com o The Wall Street Journal, as acções da Yahoo já desvalorizaram 3,3% este ano, e 41% no acumulado dos últimos cinco anos.

Artigos relacionados