WWF e Coca-Cola poupam 1000 milhões de litros de água no Guadiana
Desde 2008 que a Coca -Cola tem vindo a trabalhar com a WWF na recuperação da bacia inferior e superior do rio Guadiana, no âmbito do seu compromisso internacional de reduzir as emissões de CO2 e o consumo de água.
Agora, e através das ferramentas informáticas ACUAS, que permite desenvolver um plano de cultivo para cada agricultor, SITAR, que envia ao agricultor um SMS, duas vezes por semana, com a quantidade diária de rega recomendada, e OPTIWINE, que ajusta a quantidade de água necessária para as vinhas, conseguiu-se melhorar a utilização de água na zona do Parque Natural de Tablas de Daimiel, em Castilha La Mancha, Espanha.
Estes são os primeiros resultados do projecto da WWF e da Coca-Cola Ibéria “Missão Possível: conservar a água de La Mancha “, que faz parte da parceria internacional entre a WWF e a Coca-Cola para reduzir as emissões de CO2 e o consumo de água e surge na continuidade do trabalho desenvolvido de 2008 a 2010 na Bacia do Guadiana em território espanhol e português. Esta iniciativa pioneira ‘agricultura 3.0’ conseguiu, em menos de dois anos, reduzir os gastos com água em mil milhões de litros, um volume que corresponde a 14 Oceanários de Lisboa.
Para o sucesso do projecto também contribuíram as chuvas dos últimos anos, que permitiram o afloramento, após duas décadas, dos Olhos do Guadiana.
Durante a primeira fase do projecto, entre 2008 e 2010, foram plantadas 21 mil novas plantas em 30 hectares. A segunda fase do projecto em Espanha visa melhorar o estado do aquífero 23 em La Mancha, Espanha e recuperar a floresta autóctone das Tablas de Daimiel. Até ao final, em 2014, prevê-se a plantação de 26 mil novas árvores em mais de 192 hectares nesta região.
Nesta segunda fase coloca-se a “tecnologia 3.0” ao serviço do uso responsável da água na agricultura, por meio de ferramentas informáticas – ACUAS, SITAR e OPTIWINE – das quais já beneficiam, de forma gratuita, 200 agricultores em Espanha. A poupança de água originada beneficia o Guadiana.
Em Portugal a segunda fase do projecto da Coca-Cola e da WWF estendeu-se à Bacia do Tejo-Sado com enfoque sobre os serviços ambientais da maior mancha de montado de sobro do mundo e maior aquífero da Península Ibérica que fornece água para centenas de empresas, incluindo a fábrica da Coca-Cola – a Refrige.